msm7modulo1aula004 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Multisim7
MultiSIM 14   

Aula04: Conectando os componentes

Os componentes já estão posicionados e com os valores, é hora de conectar
Conectando os componentes
        Para conectar os terminais de dois componentes, posicione o ponteiro  em um dos terminais o mesmo se transformará em uma cruz, Figura 1. Experimente




Figura 1 -  Ponteiro posicionado no terminal da bateria

Clique no primeiro terminal e em seguida clique no outro terminal  a conexão será feita, Figura 2.




Figura 2 -  Posicionando o ponteiro no terminal do outro componente

Atenção!! Para mudar a direção do fio de conexão  redirecione o cursor na direçào desejada. Não esqueça  do terra no circuito, sem ele não pode ser feita a simulação!!.

repita a operação para os outros terminais

Atributos de um componente
   O componente tem alguns atributos importantes. Se voce der duplo clique no componente, aparecerá a janela com o nome do componente. Por exemplo dando  duplo clique no simbolo do resistor, aparecererá a janela Resistor, Figura 3.



Figura 3 - Caixa de diálogo Resistor com a aba Label  selecionada

     Nessa janela, na aba Label aparecem  RefDes (é o nome do componente) e Label (uma informação que voce pode escrever sobre o componente). Não pode ter dois componentes com o mesmo nome (RefDes), o programa gera um erro. Experimente

    Na aba Display voce pode escolher o que pode ser visto, Figura 4. Veja que existem duas alternativas de seleção: use sheet visibility settings ou Use component specific visibility settings.
No primeiro caso será usado a configuração geral mostrada em Options>> Sheet  properties>>Sheet visibility, no segundo caso Use component specific visibility settings  voce impõe o que quiser. Eu particulamente uso essa segunda e seleciono Show values e Show RefDes. Experimente.



Figura 4 - Caixa de diálogo Resistor com a aba Display  selecionada

A aba Value mostra uma caixa que permite voce estabelecer o valor do componente, no caso resistor, com valor 2k. Experimente.



Figura 5 - Caixa de diálogo Resistor com a aba Value  selecionada


A  aba Fault permite introduzir uma falha no componente como por exemplo Open (aberto), Short (curto circuito), Leakage (fuga) e none (nenhuma). Experimente.

Colorindo um Fio
       Voce pode cor a cor que desejar para um fio, isso é muito importante para identificar as conexões (principalmente em circuitos digitais) e para ver formas de ondas diferentes no osciloscopio. Apos selecionar clicando no fio, Figura 6,  aparecerá uma tela com Delete, Net color, Segment color. Selecione ou Net clor (cor do nó)  ou Segment color (Cor do segmento). Na sequencia aparece a tela de cores. escolha uma dando Ok em seguida. experimente.


( a )                                                                      ( b )                                                     ( c )
Figura 6 - Colorindo fio ( a ) selecionandoi fio ( b ) caixa de cores ( c ) Fio com nova cor




Desconectando um Fio
     Para  desconectar dois componentes, é suficiente apagar o fio que os liga.  Para isso clique com o botão direito em cima do fio aparecerá  uma caixa de diálogo, Figura 6, clique em Delete (Apagar ),  ou simplesmente selecione o fio (clique com botão esquerdo) e em seguida  clique Delete no teclado. Experimente.

Apagando (deletar) um Componente
   Para apagar (deletar) um componente basta selecionar o componente (clicando  nele ou arrastando o mouse sobre ele), em seguida clicar em Delete no teclado, ou clicando com o botão direito clicar  em cortar (cut), Figura 7. Experimente.



Figura 7 - Deletando um componente

Também é possível colorir um componente. Clicando  com o botão direito em cima do símbolo do componente se abrirá  a caixa de diálogo da Figura 8a. Selecione color (Cor ). Aparecerá a mesma caixa igual à da Figura 5b. Selecione  a cor desejada, dê OK. Experimente.


  
                                     ( a )                                                                            9 b )
Figura 8 - Mudando a cor de um  componente  ( a ) Selecionando Color nessa tela geral ( b ) Componte apos mudar a cor.

Obs: eu pessoalmente não mudo a cor de componente

Os Nós do Circuito
      Chamamos  de nó ao ponto de conexão de dois ou mais componentes. Os nós  são importantes do ponto de vista do programa pois é a partir  deles que é feita a descrição de um circuito. A descrição de um circuito pode ser feita através do esquemático  ou através de um texto chamado de netlist. O netlist consiste  em dizer que componente está conectado entre dois nós. Além  disso existem algumas analises onde é necessário especificar o  nó.
Os nós de um circuito são numerados a partir  de 1 (nó zero por convenção é a referência  terra). Para visualizar os nós de um circuito vá em Options>>>Sheet properties>> Sheet visibility selecione Net names >>>  Show all


Figura 9 - Mostrando os nós do circuito




 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal