C se carrega quando um dos diodos (D1 ou D2) conduz durante o intervalo de tempo T2 , por exemplo se V1 é a mais positiva das duas tensões, conduz D1 e o capacitor se carrega atraves de D1, D2 está cortado.Quando a tensão no capacitor for maxima, VM, logo em seguida V1 diminui abaixo de VM nesse instante D1 corta (abre). Observe que D2 continua cortado. A partir desse instante o capacitor começa a se descarregar atraves da resistencia RL (entre instantes T1 e T2 na Figura 5b).
Quando V2>Vc, nesse instante D2 conduz e C volta a se carregar até aproximadamente VM, logo em seguida V2 diminui e D2 corta. O ciclo se repete. A carga do capacitor acontece no intervalo T2 que deve ser muito menor que T1.
A expressão é a mesma para meia onda somente que a frequencia da ondulação, f, é o dobro (120 Hz)
Novamente! A expressão é válida se o ripple for menor ou igual a 10% do valor de pico, pois a dedução dessa expressão foi obtida considerando a linearização das curvas de carga e descarga do capacitor.
Problema de aumentar C
Como o valor do ripple é inversamente proporcional a C, é tentador aumentar C para qualquer valor. A corrente de pico repetitiva no diodo depende do valor do capacitor. Quanto maior o valor da capacitancia, menor é o tempo de descarga, menor o ripple, porem maior deve ser a corrente na carga no intervalo T2.
A Figura 6 mostra a forma de onda no capacitor e corrente no diodo para C=100 mF em um circuito meia onda.
Figura 6 - Problema em aumentar C - Circuito meia onda C=100 mF
O que acontece com o ripple e a corrente no diodo se C aumentar para C=200 mF? O ripple deve diminuir e a corrente no diodo? A Figura 7 mostra isso.
Figura 7 - Problema em aumentar C - Circuito meia onda C=200 mF
A mesma analise pode ser feita com onda completa.
( a ) ( b )
Figura 8 - Problema em aumentar C - Circuito meia onda ( a ) C=100 mF ( b ) C=200 mF
A conclusão é clara, quanto maior C menor é o tempo de carga maior a corrente de pico repetitiva no diodo.
Exercício resolvido
Calcular o ripple e a tensão media na carga para o circuito que consome ICC=0,5 A Considerar modelo 2 com bateria de 0,7 V.
Solução: O valor de pico de entrada é Vp=VM=15.1,41=21,21V como a corrente é 0,5 A C=2200 mF e a frequencia da ondulação é 120 Hz o ripple pode ser calculado.
Considerando a queda de tensão de 0,7 V por diodo então a forma de onda na carga é:
2. Experiencia: Retificador de onda completa com Center Tap
2.1. Abra o arquivo ExpEN1 Retificador onda completa CT e identifique o circuito da Figura 9. Inicie a simulação e anote as formas de onda de entrada (secundario do transformador) e na carga (1 k) e os valores da tensão média (VDC) na carga e da corrente média (IDC) na carga e no diodo 1. Compare com os valores teóricos (calculados). Anote os valores na tabela 1.
Figura 9 - Circuito retificador onda completa com CT para experiencia
Tabela 1 - Retificador de ondacompleta - medindo a tensão media na carga