medida de defasagem - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Artigos
Medindo a Defasagem entre dois sinais usando o Osciloscopio
Prof. Me. Romulo Oliveira Albuquerque
Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo - S.P - Brasil

Em principio voce pode usar o osciloscopio para medir a defasagem entre dois sinais de mesma frequencia. Para isso considere o circuito da Figura 1, circuito RL serie. Para medir a defasagem entre a tensão total e a tensão na resistencia, portanto a corrente, ligue o osciloscopio conforme mostra a figura 1.


                                   ( a )                                                                                                               ( b )
Figura 1 - ( a ) Circuito para medida de defasagem ( b ) tela do osciloscopio apos ajustes

Observe que os cursores estão sempre medindo valores da mesma tensão (canal A ou canal B), Figura 2a,  então se voce quiser medir a defasagem deve posicionar um dos cursores no insatante t=0, Figura2b.

                
                                                   ( a )                                                                                                                         ( b )
Figura 3 -  ( a ) Os dois cursores estão  na mesma tensão (vermelha)   ( b ) os dois cursores estão na mesma tensão (preta), mas um está na origem

Obs: Para mudar de cursor clique com o botão direito na tela do osciloscopio e selecione Select Trace (Channel A ou  Channel B ).

No exemplo, A defasagem no tempo é 2,538 ms é so transformar para graus. No caso f= 60Hz portanto T= 16,66 ms (360 graus)

16,66 ms  ------------------------ 360
2,538 ms -------------------------Defasagem

Defasagem= 54,8 graus   

Voce pode usar o calculador de defasagem:     clicando aqui.                   Faça voce mesmo:                          Faça download do arquivo  
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal