Aula02 Indice de Aulas Aula04
Curso CI 555
Aula 04: CI 555 Cadeia de Monoestaveis
1. Introdução
Em algumas aplicações é preciso que o disparo do monoestavel seja feito pela borda positiva do pulso na descida ou na subida do pulso de disparo. Uma aplicação é disparar varios monoestaveis em sequencia (cadeia de monoestaveis)
Para que o monoestavel seja disparado pela borda do pulso é necessário um diferenciador na entrada do circuito (R1, C1).
( a ) ( b )Figura 1 - Cadeia de monoestaveis - ( a ) Circuito básico ( b ) Formas de onda
Observe que, quando a chave está na posição A o capacitor está descarregado e a tensão no pino 2 é Vcc. Quando a chave muda para a posição B (GND), momentaneamente o pino 2 vai a zero, o que dispara o 555, a saida vai para Vcc. O capacitor C1 se carrega atraves de R1 até Vcc. A duração do estado em que a saida é alta é dada por:
Ti=1,1.R.C
Observe o que acontece quando a chave volta para a posição A novamente. A tensão no pino 2 atinge 2.Vcc e o capacitor se descarrega fazendo V2=Vcc. Em alguns casos se conecta um diodo entre o pino 2 e Vcc, com o anodo no pino 2 para limitar esse pico de 2.Vcc.
A figura 2 mostra dois 555 como monoestaveis disparados pela borda. O primeiro monoestavel é disparado manualmente, atraves da chave
Disparo. O segundo 555 é disparado quando a saida do primeiro vai de Vcc para 0 V.
Figura 2 - Dois monoestaveis disparados pela borda de descida
Através de circuitos como o da Figura 1a é possível uma cadeia de monoestaveis, onde cada monoestavel dispara o circuito à sua frente, como na Figura 3.
Figura 3 - Cadeia de monoestaveis
Cada um dos blocos da Figura 3 representa um monoestavel com tempos T1, T2, T3 e T4. O grafico da Figura 4 mostra essa temporização em cadeia.
Figura 4 - Diagramas de tempo referente à Figura 3
Observe no diagrama da Figura 4 que a descida na saida do circuito 1 dispara os circuitos 2 e 4 ao mesmo tempo.