Aprendendo Eletronica Usando simulador - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Artigos
Aprendendo Eletronica Usando Simuladores de Circuito
Prof. Me. Romulo Oliveira Albuquerque
Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo - S.P - Brasil

 

       Uma das principais vantagens em usar ferramentas de simulação ao trabalhar com o projeto  de circuitos é que o ambiente virtual permite ao usuário um meio de experimentação e análise sem arriscar danos ao equipamento ou ferimentos pessoais. Os alunos são livres para alterar os valores dos componentes e condições de funcionamento, alterar as conexões dos circuitos e até mesmo percorrer uma variedade de CI sem riscos. O aluno pode ver o impacto das mudanças feitas imediatamente ao voltar a simular o circuito nas novas condições. Isso torna ferramentas desta natureza ideais para treinamento e educação.

     As ferramentas de simulação permitem que você dissecar e analisar partes de um circuito ou aplicação de forma metódica com um mínimo de esforço. Este tipo de análise em um circuito ou aplicativo do mundo real exigiria manipulação física de conexões ou elementos na aplicação, que é pesado e demorado. Além da flexibilidade proporcionada para o design do circuito, vários tipos de análise sofisticados são freqüentemente fornecidos com ferramentas de simulação dessa natureza. Eles permitem a análise de circuitos complexos, como Fourier, AC e DC Sensitivity, além de proporcionar a capacidade de criar lances em lotes que varrem um valor de parâmetro de componente. Esses recursos estão disponíveis para o aluno durante todas as fases do processo de design.

 A capacidade de componentes de falha ou elementos de circuito permite que um aluno adquira habilidades de solução de problemas para uma grande variedade de circuitos ou aplicativos. Esta é outra vantagem única do ambiente virtual. Recriando com segurança as condições do circuito falido sem risco para o aluno e fornecendo ao aluno instrumentos e análises virtuais que lhes permitam obter uma visão fundamental do funcionamento do circuito, fornecem auxiliares poderosos para a solução de problemas, bem como o projeto  do circuito

    A confiabilidade dos simuladores no mercado de hoje permite que essas ferramentas sejam usadas em lugar de Matriz de Pontos (Bread Board)  ao trabalhar na fase de protótipo de um projeto. A simulação precisa é fornecida desde que o usuário utilize o design dentro do intervalo especificado dos modelos de simulação que estão sendo usados.
 

    As ferramentas de simulação contêm um grande número de componentes e fornecem análises que exigiriam uma série de instrumentos dispendiosos para executar. A disponibilidade de instrumentos virtuais é outra razão pela qual o uso de ferramentas de simulação faz sentido no campo da educação. O custo de adquirir as contrapartes do mundo real com esses instrumentos virtuais é definitivamente proibitivo para a maioria dos estudantes no campo.
  Em suma, as ferramentas de simulação fornecem um excelente mecanismo para aprender e entender o funcionamento de circuitos ou programas. São ferramentas extremamente rentáveis, seguras e versáteis que podem ser usadas como uma alternativa para ter um laboratório do mundo real no qual realizar o projeto e teste de circuitos. Ferramentas desta natureza podem reduzir o tempo e o custo da prototipagem e testar novos projetos ou conceitos.


No curso são usados o Multisim 14, Microcap 9 e Proteus
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal