Testando transistores - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Artigos
 Teste com transistores usando multímetro analógico
Prof. Me. Romulo Oliveira Albuquerque
Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo - S.P - Brasil

 
     Para testar transistores deve ser usado o mesmo principio do diodo com algumas informações adicionais. Será mostrado o teste usando instrumento analogico, lembrando que o terminal EXTERNO +  é  o polo negativo da bateria interna do Ohmimetro e o – EXTERNO é o polo positivo da bateria, Figura 1.

                            ( a )                                                             ( b )
Figura 1 - O Ohmimetro analogico ( a ) visão interna

 
Polarizando as junções
A Figura 2a mostra as duas junções polarizadas reversamente e a Figura 2b as duas junções polarizadas diretamente. Observe que os terminais usados são os mesmos da Figura 1



                                    ( a )                                                                                                   ( b )
Figura 2 - Polarizando as  junções ( a ) reversamente    ( b ) diretamente



 
Determinando a base
O procedimento a seguir permite determinar qual terminal é a base. Verificando os terminais dois a dois, a situação onde ligando o ohmimetro entre dois terminais e sempre entre esses terminais resultar alta resistencia, o terminal que sobrou é a base, Figura 3. Isso acontece pois entre o emissor e o coletor sempre havera uma junção polarizada reversamente. Pense em duas chaves ligadas em serie, se uma estiver aberta a resistencia entre as extremidades será sempre muito alta qualquer que seja a chave aberta.

                                                ( a )                                                                                ( b )
Figura 3 - Determinando a base

 
Conclusão: testando dois a dois, nos dois sentidos, os terminais de um transistor, quando encontramos resistência alta entre dois terminais  de uma forma  ou do outra, o terminal que sobrou é a base!!

Determinando a polaridade do transistor
Agora que voce sabe qual terminal é a base, para determinar a polaridade (NPN ou PNP) basta conectar na base o polo positivo verdadeiro (interno) e conectar o outro terminal em qualquer um dos dois que sobrou. Se a resistencia for baixa é porque a base é P e portanto o transistor é NPN. Caso contrario é PNP.

 
Determinando o coletor e o emissor
Para saber quem é o coletor  e emissor deve ser usado um multímetro analógico com escala de resistência de Rx10k, isso porque a resistencia reversa da junção base emissor é menor que a da junção base coletor. Ligando o multimetro entre base (que voce já sabe a polaridade) de forma a polarizar reversamente as duas junções e com o ohmimetro na escala de 10k, verifica-se em que caso a resistencia reversa é menor, é o Emissor, Figura 4.

Figura 4 - Determinando emissor e coletor

Se voce usar uma escala de resistencia baixa, nos dois casos o ponteiro vai até o fim da escala (infinito).
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal