Gerador Dente Serra - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Circuitos e aplicações
Gerado Dente de Serra

Uma forma de onda do tipo Dente de Serra  é  uma forma de onda que cresce lineramente com o tempo até um valor valor máximo e bruscamente vai para o valor minimo, Figura 1.  São usadas para gerar a base de tempo em osciloscopios e tambem em circuito de automação e controle de potencia.


Figura 1 - Forma de onda Dente de Serra

         Para obter uma tensão que cresça linearmente com o tempo deve ser usado um capacitor se carregando atraves de uma corrente constante. Ver Fonte de Corrente com transistor.

   NA Figura 2 o transistor (PNP) e as resistencias R1,R2 e RE funcionam como uma fonte de corrente que carregará o capacitor de forma linear. Quando a tensão atingir aproximadamente 5,7V o PUT ( Programmable Unijunction Transistor) dispara, nesse instante o capacitor C se descarregará atraves da resistencia Rk(400 Ohms) sendo uma descarga muito rapida. Quando a tensão  cair abaixo de um valor minimo (em torno de 1V) o PUT volta a cortar e o capacitor volta a se carregar novamente. O ciclo se repete. A Figura 2 mostra o circuito.

     A frequencia de oscilação depende da intensidade da corrente na carga, I, do valor de C e das tensões de disparo (no caso 5,7V) e da minima tensão (no caso 1V).  O Valor do periodo das oscilações pode ser estimado por:

       T=(Vp - Vv).C/I    

onde Vp= Valor da tensão no ponto de pico=tensão que dispara o PUT (No caso aproximadamente 5,7V).

           Vv= tensão de vale= tensão minima que mantem o PUT conduzindo (No caso aproximadamente 1V)
            
            I= valor da corrente da fonte de corrente (No caso aproximadamente 6A)

           C=valor do capacitor (No caso  220nF)

Substituindo na equação  resulta um valor de aproximadamente 0,172ms.

Clique no circuito para obter o arquivo Mutisim 14

Figura 2 - Gerador de Dente de Serra com PUT

Obs: O valor da tensão de disparo (Vp) depende da tensão no divisor de tensão dado por R3 e R4 sendo dada aproximadamente por:

       Vp=0,7V+VR4        onde 0,7V é a tensão da junção base emissor de uma junção interna do PUT e VR4=R4.12V/(R3+R4). Veja a aula10    do Curso Eletronica Basica 2
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal