Gerado Dente de Serra
Uma forma de onda do tipo Dente de Serra é uma forma de onda que cresce lineramente com o tempo até um valor valor máximo e bruscamente vai para o valor minimo, Figura 1. São usadas para gerar a base de tempo em osciloscopios e tambem em circuito de automação e controle de potencia.
Figura 1 - Forma de onda Dente de Serra
Para obter uma tensão que cresça linearmente com o tempo deve ser usado um capacitor se carregando atraves de uma corrente constante. Ver Fonte de Corrente com transistor.
NA Figura 2 o transistor (PNP) e as resistencias R1,R2 e RE funcionam como uma fonte de corrente que carregará o capacitor de forma linear. Quando a tensão atingir aproximadamente 5,7V o PUT ( Programmable Unijunction Transistor) dispara, nesse instante o capacitor C se descarregará atraves da resistencia Rk(400 Ohms) sendo uma descarga muito rapida. Quando a tensão cair abaixo de um valor minimo (em torno de 1V) o PUT volta a cortar e o capacitor volta a se carregar novamente. O ciclo se repete. A Figura 2 mostra o circuito.
A frequencia de oscilação depende da intensidade da corrente na carga, I, do valor de C e das tensões de disparo (no caso 5,7V) e da minima tensão (no caso 1V). O Valor do periodo das oscilações pode ser estimado por:
T=(Vp - Vv).C/I
onde Vp= Valor da tensão no ponto de pico=tensão que dispara o PUT (No caso aproximadamente 5,7V).
Vv= tensão de vale= tensão minima que mantem o PUT conduzindo (No caso aproximadamente 1V)
I= valor da corrente da fonte de corrente (No caso aproximadamente 6
A)
C=valor do capacitor (No caso 220nF)
Substituindo na equação resulta um valor de aproximadamente 0,172ms.
Clique no circuito para obter o arquivo Mutisim 14
Figura 2 - Gerador de Dente de Serra com PUT
Obs: O valor da tensão de disparo (Vp) depende da tensão no divisor de tensão dado por R3 e R4 sendo dada aproximadamente por:
Vp=0,7V+VR4 onde 0,7V é a tensão da junção base emissor de uma junção interna do PUT e VR4=R4.12V/(R3+R4). Veja a
aula10 do Curso Eletronica Basica 2