Atomos - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Eletricidade em CC
Atomos e Moléculas
Referencia
Analise de Circuitos em Corrente Continua - Rômulo  O. Albuquerque - Editora Érica
   Todas as substancias  que existem são  constituídas de  átomos e moléculas. Podemos ter substâncias  simples (ferro, oxigênio, hidrogênio, cobre, etc) e substâncias  compostas (água, sal, etc). Por exemplo a água é composta  de dois átomos de  hidrogênio e um de oxigênio, a sua  formula química é  H2O.

Figura              1 - Molécula de água
  É importante  observar que a substância   água tem proprieda des completamente diferentes das  substancias  oxigênio e hidrogênio.
Os átomos   por sua vez são constituídos de elétrons e prótons e nêutrons. Os elétrons giram ao redor do núcleo  em órbitas  bem definidas (semelhante aos planetas ao redor do sol),  os prótons e os nêutrons estão localizados no núcleo  central.


Figura 2 - Representação de um átomo com prótons,  nêutrons  e elétrons

Eletrons e protons tem uma propriedade     física chamada de carga  elétrica e são de natureza  oposta. Por  convenção  considerou-se que elétrons  tem carga Negativa e prótons tem carga Positiva. Nêutrons não  tem carga  elétrica. Uma  propriedade importante das cargas elétricas  é que:

CARGAS DE MESMO SINAL SE REPELEM    E CARGAS DE SINAIS DIFERENTES SE ATRAEM. NÃO ESQUEÇA.





A quantidade de carga é especificada em Coulomb (C). Por definição 1 C é a quantidade de carga correspondente a 6,25x1018 elétrons (6,25 seguido de 18 zeros !!!!!).
6,25x1000000000000000000.
A partir dessa definição obtem-se   o valor da carga de um elétron: qe= -1,6x10-19 C e é claro que a carga do próton tem o mesmo valor porém positiva:  qp=+1,6x10-19 C
Desta forma  podemos ter um corpo neutro quando houver equilíbrio entre o numero de elétrons e o numero de prótons.



Q=0
Figura            3 -  Corpo neutro
Corpo eletrizado negativo quando  Nº de  prótons <  Nº elétron



 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal