Amplificador Operacional
Aula 07: Circuito integrador
Referencia
UTILIZANDO ELETRÔNICA COM AO, SCR, TRIAC,SCR,555 Albuquerque e Seabra
1. Introdução
Neste circuito da Figura 1, a tensão de saída (VS) é proporcional à integral da tensão de entrada (Ve).
Figura 1 - Circuito INTEGRADOR com AO
A expressão da tensão na saída do circuito é dada por:
Obs: Se você não conhece o que é integral, procure entender que o circuito tem como finalidade provocar modificações em uma forma de onda (Por exemplo converter uma onda quadrada em onda triangular).
Na pratica o circuito da Figura 1 é afetado pela tensão de offset de entrada (Vio) fazendo o AO saturar com +VCC ou -VCC , isto porque em CC não existindo realimentação negativa (o capacitor é circuito aberto em CC) o ganho será muito alto (por exemplo 105) fazendo o AO saturar com tensões de entrada tão baixas como 2 mV (Vio).
A solução é colocar um resistor, RP, em paralelo com C, desta forma limitando o ganho a RP/R em CC, Figura 2. O circuito porém, só será integrador para freqüência muito acima da freqüência de corte do circuito a qual é dada por:
Observe que isso significa dizer que Xc<<<Rp isto é, nessas condições Xc em paralelo com Rp resulta aproximadamente Xc, o equivalente é capacitivo com caracteristicas proximas ao circuito da Figura 1.
O circuito se comporta como um filtro passa baixas (FPB), onde o ganho no patamar é dado por Rp/R ou em dB, 20.log(Rp/R).
Arquivo Multisim Live
Figura 2 - ( a ) Circuito prático de um integrador com AO ( b ) curva de resposta em freqüência
Observe novamente, o circuito é basicamente um filtro passa baixas. Como o ganho no patamar é maior do que 1 (maior que 0 dB) chamamos o filtro de Filtro Ativo (o filtro visto anteriormente no Curso de CA é passivo, pois a saída nunca é maior do que a entrada).
Observe também que, para freqüências abaixo da freqüência de corte o circuito se comportará como o Amplificador Inversor já visto.
2. Experiência: O Integrador
2.1. Abra o arquivo
ExpAO_22 Integrador, identifique o circuito da Figura 3.
Calcule a sua freqüência de corte f
C, e anote na Tabela 1. Use o
Bode plotter para obter a curva de resposta em frequencia
e determine a frequencia de corte, que a frequencia para a qual o ganho é 3 dB menor que no patamar. Anote na tabela 1. Caso deseje precisão vá em View>>Grapher, configure o grafico em seguida usando um dos cursores obtenha a frequencia de corte.
Arequivo Multisim On Line
Figura 3 - Integrador pratico com entrada quadrada
Tabela 1 - Valores calculados e medidos da frequencia de corte do circuito da figura 3