aulaEL002 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Eagle Lay Out Editor
Aula01         Indice de Aulas        Aula03
 Eagle Lay Out Editor
 Aula 02: Abrindo o Programa
 Referencias


Executando-se o programa, surge a tela  principal onde estão localizados os comandos básicos para criação  e abertura de projetos. A apresentação é semelhante a estrutura  utilizada pelo Windows Explorer, organizada em árvores de diretórios.  
     Entre estes, destacamos o diretório  “Projects”, onde originalmente são armazenados os projetos em elaboração  ou já concluídos. Observe que originalmente já existem  3 diretórios disponíveis, sendo que os dois primeiros contém  exemplos de esquemas e placas prontas.

Figura 1  - Tela Painel de Controle - Pastas default
Como iremos realizar o aprendizado sobre um exemplo prático,  inicialmente devemos criar um novo projeto para armazenarmos nossos trabalhos.  Para isto siga a seqüência de comandos mostrada na figura abaixo
 (File>>>New>> Project).

Figura 2 - Tela Painel de Controle - Criando pastas para um novo projeto

Será acrescentado um novo projeto, para o qual vamos atribuir  o nome “Fonte”.
Observe à direita do nome, a frase “Empty Project”, indicando  que apesar do projeto já existir ainda não temos nenhum conteúdo,  ou seja, apenas a pasta foi criada.


Figura  3 -  Tela Painel de Controle - Criando pastas para um novo projeto
Devemos então criar um novo esquema elétrico (New Schematic),  seguindo a seqüência mostrada na figura 4 a seguir.


 Figura 4 -   Tela Painel de Controle - Criando um novo esquema
Surge então uma tela adicional, com comandos e  funções específicas para o desenho do esquema. Esta será  nossa tela principal de trabalho.

Figura 5 -  Tela Painel de  controle e Tela do novo esquematico

Como o  novo esquema ainda não tem nome, clique nos comandos “File >> Save”  e digite o nome “Fonte” para o nosso arquivo.


Figura 6: Nomeando o esquema  a ser criado


   A partir deste ponto iremos apresentar os principais  comandos, suas funções e como aplicá-los para a elaboração  do esquema elétrico de nossa fonte. Para isto vamos visualizar apenas  a tela do editor de esquemas.  
   Exceto para os projetistas mais experientes, os  iniciantes podem achar conveniente a elaboração de um pequeno  rascunho em papel do projeto da fonte ou basear-se em algum projeto disponível  nas literaturas especializadas.

Aula01         Indice de Aulas        Aula03
 
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal