Eagle Lay Out Editor
Aula 02: Abrindo o Programa
Referencias
Executando-se o programa, surge a tela principal onde estão localizados os comandos básicos para criação e abertura de projetos. A apresentação é semelhante a estrutura utilizada pelo Windows Explorer, organizada em árvores de diretórios.
Entre estes, destacamos o diretório “Projects”, onde originalmente são armazenados os projetos em elaboração ou já concluídos. Observe que originalmente já existem 3 diretórios disponíveis, sendo que os dois primeiros contém exemplos de esquemas e placas prontas.
Figura 1 - Tela Painel de Controle - Pastas default
Como iremos realizar o aprendizado sobre um exemplo prático, inicialmente devemos criar um novo projeto para armazenarmos nossos trabalhos. Para isto siga a seqüência de comandos mostrada na Figura 2.
(File>>>New>> Project).
Figura 2 - Tela Painel de Controle - Criando pastas para um novo projeto
Será acrescentado um novo projeto, para o qual vamos atribuir o nome “Fonte”.
Observe à direita do nome, a frase “Empty Project”, indicando que apesar do projeto já existir ainda não temos nenhum conteúdo, ou seja, apenas a pasta foi criada.
Figura 3 - Tela Painel de Controle - Criando pastas para um novo projeto
Devemos então criar um novo esquema elétrico (New Schematic), seguindo a seqüência mostrada na Figura 4.
Figura 4 - Tela Painel de Controle - Criando um novo esquema
Surge então uma tela adicional, com comandos e funções específicas para o desenho do esquema. Esta será nossa tela principal de trabalho.
Figura 5 - Tela Painel de controle e Tela do novo esquematico
Como o novo esquema ainda não tem nome, clique nos comandos “File >> Save” e digite o nome “Fonte” para o nosso arquivo.
Figura 6: Nomeando o esquema a ser criado
A partir deste ponto iremos apresentar os principais comandos, suas funções e como aplicá-los para a elaboração do esquema elétrico de nossa fonte. Para isto vamos visualizar apenas a tela do editor de esquemas.
Exceto para os projetistas mais experientes, os iniciantes podem achar conveniente a elaboração de um pequeno rascunho em papel do projeto da fonte ou basear-se em algum projeto disponível nas literaturas especializadas.