2) Coloque probes nos pontos de interesse do circuito.
3) Coloque
Gráficos Analógicos (
Analog Graphs). Para colocar o gráfico, clique no ícone
Simulation Graph e selecione na lista
GRAPHS o tipo de gráfico adequado para a analise a ser feita, no caso
ANALOGUE. Em seguida escolha o ponto onde será inserido o gráfico na area de trabalho, pressione o botão esquerdo e arraste um retângulo no tamanho que achar adequado.
4) Adicione os traços ao gráfico. Para adicionar os traços, primeiro máxime o gráfico, para isso clique na parte de cima (no titulo) do mesmo. Na parte inferior clique no ícone Manually add traces.......... ou use o Menu na parte superior.
( a ) ( b )
Figura 4 - Adicionando os traços no gráfico
5) Será aberta a janela Add Transient Trace. Escolha qual traço a ser adicionado. Repita para o outro traço.
Figura 5 - Janela Add Transient Traces
5) Edite o seu gráfico agora. Por exemplo especifique os limites de simulação no tempo, o numero de pontos etc. Na parte inferior clique no ícone Display 'Edit Graph.......... ou use o Menu na parte superior.
Figura 6 - Editando os gráficos
6) Aparecerá a janela Edit Transient Graph, nesta janela você poderá especificar o nome do gráfico e os limites de simulação. No exemplo o gráfico será exibido de 0 a 50 ms (veja que isso é equivalente a estabelecer a base de tempo no osciloscópio).
Figura 7 - Editando o nome do gráfico e seus limites de simulação
7) Clique em SPICE Options para estabelecer o numero de pontos a serem desenhados por ciclo, isso determina a qualidade do gráfico. Na janela que será aberta, Simulator Options, selecione a aba Transient e especifique o numero de pontos. No exemplo especificamos 200.
Atenção!! Quanto maior o numero de pontos, maior a qualidade do gráfico mas maior o tempo de simulação.
Figura 8 - Editando o numero de pontos de simulação (precisão do gráfico)
8) Configurado o gráfico podemos iniciar a simulação, e para isso clique o no ícone Run simulation for........... ou use o Menu na parte superior.
Figura 9 - Iniciando a simulação - Botão de inicio de simulação
Serão exibidos os gráficos solicitados, Ve e VR1.
Figura 10 - Visualizando dos resultados da simulação
Observe que clicando em cima do traço será adicionado um cursor que permite medir tempo e tensão, e os valores poderão ser lidos ma parte inferior. No exemplo o curso indicaTIME: 7.91ms e Ve:27.1V.
Figura 11 - Configurando as cores do gráfico
Como outro exemplo da analise transiente o gráfico representativo da carga de um capacitor (C1) quando ligado a uma tensão CC através de uma resistência (R1), Figura 12.
Figura 12 - Carga de um capacitor
Primeiramente se deve colocar probes nos pontos de interesse do circuito, no caso no capacitor (Vc).
Figura 13 - Circuito com o Probe de tensão no capacitor
Em seguida são estabelecidas as condições iniciais para a tensão no capacitor, no caso condições iniciais zero e isso é feito especificando IC=0 no nó que tem a tensão em questão. Para especificar o Label de um fio clique em Wire Label e em seguida no ponto do fio no qual quer adicionar um Label.
Será exibida a janela a seguir, na qual em String você deverá escrever IC=0 (Condições iniciais zero). Selecione a aba Style desselecione Follow Global ? e selecione Visible, dê OK
Figura 14 - Janela de configuração do Label do fio
Adicione um gráfico ANALOGUE e o configure. Inicie a simulação que você obterá o gráfico caracteristico da tensão no capacitor (exponencial).
Figura 15 - Circuito com adição dom gráfico ANALOGUE configurado
2.3 Descarga do Capacitor
Para estudar a descarga, é usado o circuito da Figura 16b especificando como condição inicial Vc=12 V..
( a ) ( b )
Figura 16 - Circuito para analise transiente da descarga do cpacitor