aulaISISSPICE002 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Proteus ISIS
Aula01         Indice de Aulas        Aula03
Curso Proteus ISIS - Analise SPICE
Aula 02: Analise        Transiente Digital

1. Analise transiente digital
Esta analise mostra sinais digitais em função do tempo. O instrumento que realiza a mesma função é o analizador lógico.
Para realizar uma Analise Digital Transiente siga os passos:
Adicione geradores    digitais (geradores de pulso,DPattern, etc) ao circuito.  Como    exemplo consideraremos que o circuito é uma porta NAND de duas    entradas nas quais injetaremos um trem de pulsos gerador no DPattern (Gerador    de Seqüência de Níveis Lógicos).



Figura 1 - Circuito para Analise Transiente Digital

  • Antes de continuar voce deve saber  como configurar o Gerador de Seqüência de Níveis Lógicos.    Para inserir um Gerador de Sequencias (DPattern) ir em Generators>> DPattern. Clique na área    de trabalho. Clique no ícone do DPattern  será aberta a janela     Digital Pattern Generator Properties.  Selecione Specific    pulse train (Especificar Trem de Pulsos).

              ( a )                                       ( b )
Figura 2 -

Após selecionar Specific    pulse train clique em Edit para editar o trem de pulsos.     Será aberta a janela Edit Pattern, na qual você deverá    especificar no trem de pulsos os níveis lógicos de entrada (alto, baixo ou    alta impedância).









Figura 3 -
Configurado os dois    trens de pulso das duas entradas você deve adicionar um gráfico adequado    para visualizar as entradas e a saída, para isso  selecione na lista GRAPHS o tipo de    gráfico adequado para a analise a sr feita, no caso DIGITAL. Em    seguida escolha o ponto onde será inserido o gráfico, pressione o botão    esquerdo e arraste um retângulo no tamanho que achar adequado.


Figura 4 -

Desta parte em    diante os procedimentos são semelhantes ao visto para a Analise    Transiente Analógica,    portanto mostremos o resultado final da analise.


Figura 5 -

Observe que a forma    de onda  U1(Q) de saída  obedece a lógica  NAND.
Aula01         Indice de Aulas        Aula03
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal