aulaISISSPICE003 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Proteus ISIS
Aula02         Indice de Aulas        Aula03
Curso Proteus ISIS - Analise SPICE
Aula 03: A Analise em Freqüência

   A Analise em Freqüência ou  Analise AC é uma analise para pequenos sinais isso significa que todas as variáveis estão relacionadas de forma linear. Primeiramente o ponto quiescente é determinado e em seguida serão obtidos os modelos para pequenos sinais dos dispositivos. As entradas são consideradas senoidais, por isso nessa analise é  necessário especificar uma fonte AC.  Da mesma forma não importa a amplitude do sinal pois a analise dá como resposta a relação entre as tensões entre dois pontos (Ganho).

Considere   o circuito da Figura 1, RC serie,  para o qual se deseja obter a curva de resposta em freqüência (Ganhoxf). Para calcular a magnitude da saída, é necessario ligar  uma senoide de referencia na entrada e especificar onde é  a entrada (Ve1) e a saída, no exemplo da Figura  1  é usado um gerador senoidal.


Figura 1 -


Desenhado o circuito,  é insirido  um Probe para representar a saída (Vsaida), pois o ganho será    especificado entre a saída e a entrada especificada anteriormente.




Figura 2 -

Coloque    um  gráfico adequado. Para colocar o gráfico, clique no ícone     Simulation Graph e selecione na lista GRAPHS o tipo de    gráfico adequado para a analise a ser feita, no caso FREQUENCY . Em    seguida escolha o ponto onde será inserido o gráfico, pressione o botão    esquerdo e arraste um retângulo no tamanho que achar adequado.



Figura 3 -

O passo seguinte é    configurar o gráfico. No caso deste tipo de gráfico, o da esquerda será o    do ganho e o da direita será o da fase.  
A seguir a janela Edit     Frequency Graph, na qual especificamos: O nome do gráfico, a    referencia  para determinar o ganho (Vsaida/Ventrada), os limites de    simulação (em Hz), a forma como a escala do eixo x é especificada (DECADES,    oCTAVES ou LINEAR), numero de pontos e a configuração do eixo Y em    decibeis (Y Scale in dBs).




Figura 4 -Janela Edit     Frequency Graph com as especificações de nome, referencia, limites de simulação, intervalo e configuração do eixo Y

Configurado o    gráfico o passo seguinte é simular. A Figura 5 mostra os dois    gráficos obtidos.



Figura 5 - Curvas de resposta em freqüência do ganho (azul claro) e da fase  (vermelho)





 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal