aulaISISSPICE003 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Proteus ISIS
Aula02         Indice de Aulas        Aula04
Curso Proteus ISIS - Analise SPICE
Aula 03: A Analise em Freqüência

1. Analise AC
   A Analise em Freqüência ou  Analise AC é uma analise para pequenos sinais isso significa que todas as variáveis estão relacionadas de forma linear. Primeiramente o ponto quiescente é determinado e em seguida serão obtidos os modelos para pequenos sinais dos dispositivos. As entradas são consideradas senoidais, por isso nessa analise é  necessário especificar uma fonte AC.  Da mesma forma não importa a amplitude do sinal pois a analise dá como resposta a relação entre as tensões entre dois pontos (Ganho).

Considere   o circuito da Figura 1, RC serie,  para o qual se deseja obter a curva de resposta em freqüência (Ganhoxf). Para calcular a magnitude da saída, é necessario ligar  uma senoide de referencia na entrada e especificar onde é  a entrada (Ve1) e a saída, no exemplo da Figura  1  é usado um gerador senoidal.


Figura 1 - Circuito para analise AC


Desenhado o circuito,  é insirido  um Probe para representar a saída (Vsaida), pois o ganho será    especificado entre a saída(Vs) e a entrada (Ve)especificada anteriormente.




Figura 2 - Circuito para analise AC com Probe na saida (Vs)

         Coloque    um  gráfico adequado. Para colocar o gráfico, clique no ícone     Simulation Graph e selecione na lista GRAPHS o tipo de    gráfico adequado para a analise a ser feita, no caso FREQUENCY . Em seguida escolha o ponto onde será inserido o gráfico, pressione o botão    esquerdo e arraste um retângulo no tamanho que achar adequado.





Figura 3 - Circuito para analise AC com FREQUENCY   adicionado

     O passo seguinte é    configurar o gráfico. No caso deste tipo de gráfico, o da esquerda será o  do ganho e o da direita será o da fase.  A seguir a janela Edit Frequency Graph, na qual especificamos: O nome do gráfico, a referencia  para determinar o ganho (Vsaida/Ventrada), os limites de    simulação (em Hz), a forma como a escala do eixo x é especificada (DECADES, OCTAVES ou LINEAR), numero de pontos e a configuração do eixo Y em    decibeis (Y Scale in dBs).



Figura 4 - Janela Edit  Frequency Graph com as especificações de nome, referencia, limites de simulação, intervalo e configuração do eixo Y

Configurado o  gráfico o passo seguinte é simular. A Figura 5 mostra os dois    gráficos obtidos. O grafico azul é da curva de resposta em frequencia do ganho, em vermelho é a curva de resposta em frequencia da fase do ganho (escala vertical à direita).



Figura 5 - Curvas de resposta em freqüência do ganho (azul claro) e da fase  (vermelho)




Aula02         Indice de Aulas        Aula04
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal