CondutoreIsolantes - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Eletricidade em CC
Condutores Metálicos  e Isolantes
Referencias
Analise de Circuitos em Corrente Continua - Rômulo  O. Albuquerque - Editora Érica
Introdução
Os materiais  são  classificados em condutores e isolantes com relação á capacidade   de deixar passar uma corrente elétrica através deles.Uma corrente  elétrica é uma movimentação  ordenada de cargas elétricas.  Nos metais as cargas que se movimentam são os elétrons livres.   Nesses materiais a força de atração exercida pelo núcleo  nos elétrons da ultima camada é muito pequena de forma que esses  elétrons  são livres (não estão presos ao núcleo).  Desta forma em um metal, que não está submetido a uma tensão  elétrica, os  núcleos  (que são fixos) estão  imersos numa espécie de nuvem de elétrons (nuvem eletrônica)  com os elétrons se movimentando de forma desordenada (em todas as direções).

Figura             1 -  Interior de um metal - nuvem eletrônica  - movimentação             caótica


Quando as extremidades do metal   são submetidas a uma tensão (são ligadas a uma pilha por  exemplo) o movimento passa a ser ordenado, os elétrons se deslocarão  do terminal  negativo para o terminal positivo teremos então uma  corrente  elétrica.



Figura 2 -  Interior de um metal  submetido a uma tensão elétrica             (campo elétrico) - movimentação ordenada (corrente)

Portanto não esqueça! PARA EXISTIR CORRENTE ELETRICA  ENTRE DOIS PONTOS, DEVE EXISTIR TENSÃO ELETRICA ENTRE ESSES DOIS PONTOS.

Isolantes    
      Os  isolantes são tão importantes quanto os condutores. Um  isolante não deixa passar corrente elétrica pois não tem elétrons  livres.
Exemplos de isolantes são os plásticos, madeira,  ar, borracha, fenolite, baquelite, porcelana, vidro, etc.
Quando você usa um interruptor basicamente, está ligando ou não  um condutor ao outro. Quando o interruptor está aberto, entre os dois  condutores existe ar (que é isolante) uma ação mecanica  fecha ou abre o interruptor.

               
( a )                                            ( b )
Figura             3 - Interruptor - ( a ) aberto ( b ) Fechado





 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal