Construindo o circuito
Para construir qualquer circuito tenha antes o desenho do mesmo (Esquematico) com os valores dos componentes, isso facilita.
Primeiro Passo: Colocando os componentes
Procure colocar os componentes como no desenho (esquematico)
Insira uma bateria. Para isso clique em Sources, depois clique em DC Voltage, arraste para um ponto da area de trabalho. Observe que se o componente estiver selecionado (basta dar clique no mesmo), no componente aparecem nos 4 cantos simbolos que permitem:
Flip/Mirror (esquerda acima): Gira o compónente de 180 graus ao redor do eixo vertical. So vale para alguns componentes. Por exemplo: diodo
Rotate (esquerda abaixo): Gira o componente no sentido horario.
Duplicate (direita abaixo): Faz uma copia do componente. Observe que so muda o nome (ID), o valor permanece o mesmo.
Delete (direita acima): Apaga o componente.
Dê duplo cliqueno componente, no caso bateria, para acessar a tela de configuração do componente, Figura 4b, onde voce pode mudar por exemplo o nome (V1) e valor (DC_mag). Mude o valor da tensão de 5V para 12V. Figura 4.
(a ) ( b ) Figura 4 - Inserindo a bateria ( a ) Bateria inserida e selecionada ( b ) Caixa de configuração da bateria.
Insira uma resistencia, para isso vá em na caixa Passive. Posicione o resistor R1 conforme Figura 5a. Dê duplo clique no resistor e mude o valor da resistencia R1 de 1k para 2k, Figura 5b. Para inserir o segundo resistor, use Duplicate. Posicione a direita e abaixo de R1 e em seguida use Rotate. Selecione R2 e mude o valor para 4k.Figura 5c.
>>>>>>>>>>>
( c )
Figura 5 - Inserindo, posicionando e dando valor para os resistores ( a ) Inserindo R1 e V1 com valores padrão ( b ) mudando os valores ( c ) adicionando R2, mudando o valor e girando
Todo circuito baseado no SPICE precisa do GND, que é a referencia zero. Então adicione GND indo em Schematic connectors, Figura 6. Para conectar o terminal de um componente a outro componente, aproxime o cursor do mouse no formato de mão de um terminal, a mão se transforma. Clique no terminal, arraste e clique no outro terminal será feita a conexão. Repita para os outros terminais.
Obs: Quando voce coloca um Probe de tensão em um nó, a medida é sempre em relação ao GND. Caso precise medir uma tensão entre dois pontos não aterrados precisa adicionar o Probe e mais o de referencia (REF), isso será feito em R2 que não tem nenhum terminal aterrado.
( a ) ( b )
Figura 6 - ( a ) Todos componentes posicionados ( b ) Todos componentes ligados
Simulando o circuito
O tipo de simulação é a Interactive de uma lista de 4 tipos (Interactive, Transient, AC Sweep e DC OP) . Par ver o resultado da simulação (medida de tensões e correntes), devem ser inseridos Probes (Ponta de Prova) de tensão e de corrente. Indo em Analysis e annotatio, escolha Voltage posicione conforme Figura 7. O probe indica a tensão do nó (1 e 2) ate o GND. Caso seja necessario medir a tensão entre dois pontos (nós) não aterrados voce posiciona o probe no ponto de maior potencial. Se voce cliar no probe aparece V- (add reference probe) que devera ser colocado no ponto de menor potencial como REF1. Coloque tambem um probe de corrente que funcionará como amperimetro.
Obs: Voce pode mudar o nome dos probes (PR1, PR2....), colocando nomes mais adequados (I1, V1, VR1....). Para mudar o nome selecione o probe em seguida abra o Painel de Configuraçãoe (Engrenagem a direita e acima). Na caixa ID troque o nome atual (PR1, PR2....) pelo nome mais adequado (V1, I1, VR1). Basta clicar fora da caixa que será feita a mudança.
Figura 7 - Circuito com medidas efetuadas
Observe que os Probes, tanto de tensão como de corrente, tem o nome de PR (PR1, PR2........etc) e cores. Voce pode renomear com nomes mais adequados. Por exemplo, renomeie PR3 de I, PR1 de VR1 e PR2 de VR2.
Inicie a simulação clicando na seta de inicio de simulação que está ao lado dos tipos de simulação. Os valores serão indicados ao lado dos probes. No caso I=2 mA, tensão em R1 igual a 4 V e tensão em R2 8 V. Experimente montar outro circuito, com outros valores.