geradordetensão - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Eletricidade em CC
Geradores de Tensão
Referencia
Analise de Circuitos em Corrente Continua - Rômulo O. Albuquerque - Editora Érica
Introdução
          Geradores de tensão são dispositivos construídos para fazer aparecer entre dois terminais chamados de pólos  uma diferença de potencial ou tensão elétrica. Essa diferença de potencial aparece porque um dos pólos terá excesso de elétron, o pólo negativo,  e o outro terá falta de elétrons, pólo positivo. A medida da tensão entre os pólos de um gerador é especificada em Volts cujo símbolo é V. Assim é que  a tensão de uma pilha é 1,5 V a de uma bateria 12 V, a tensão da tomada é 110 V.
       A  tensão gerada na pilha e na bateria é dita constante ou contínua pois o seu valor não muda com o tempo, já a tensão da tomada é chamada de tensão alternada pois o seu valor se modifica com o tempo. No curso de  corrente alterada você aprenderá melhor a diferença. A figura 1 mostra o aspecto físico e o símbolo de dois tipos de geradores conhecidos por você: Bateria e Pilha.
Os dois são geradores eletroquímicos (convertem energia química em energia elétrica).

Simbolos


Figura            1:  Exemplos de geradores de tensão
A função de um gerador em um circuito é  análoga à de uma bomba hidráulica em um circuito hidraulico.
  
A bomba aumenta a pressão da água para que  a mesma possa vencer um desnível, como por exemplo ir para a caixa de  um prédio. A bateria fornece energia para os elétrons percorrerem   o circuito.
  
  Circuito hidráulico

Figura  2 - Bomba hidráulica  como gerador de diferença              de pressão hidráulica

A seguir na figura 3  um  exemplo  de circuito hidráulico no qual a bomba (B) fornece energia para a água  percorrer o circuito. A água passando na turbina (T) converterá  a sua energia  em energia mecânica que faz um eixo girar.




Figura 3 - Circuito hidráulico =Bomba hidráulica + canos  + turbina

Em um circuito hidráulico, podem  existir instrumentos como o hidrômetro, que serve para medir a vazão da água.O manômetro que    serve para medir a pressão da água. Podemos ter elementos controladores  como um registro,  que serve para cortar o fluxo da água.  
  
Num circuito elétrico o gerador (G), que pode ser uma  pilha ou bateria, fornece energia para os elétrons percorrerem o circuito.  A energia desses elétrons será convertida em outro tipo de energia,  por exemplo em luz (lâmpada) ou calor  (ferro de passar roupa), esses  dispositivos que convertem energia elétrica em outro tipo de energia  são chamados de receptores elétricos.
 
  


Circuito  elétrico


Figura  4 - Circuito elétrico = pilha + fios + lâmpada


A seguir, na figura 5,   o desenho pictorial (real)  do circuito da figura 4 e com a adição de um interruptor que tem  como análogo  na hidráulica um registro.


              
Figura 5 - Circuito elétrico - Bateria + fios + interruptor+ lâmpada               apagada
Fonte: Imagens obtidas do Crocile Clips
Esquemático de um circuito ou esquema eletrico
                            

Para simplificar a representação     de um circuito usamos os símbolos dos componentes ao invés do seu desenho. A              figura 6    mostra o desenho esquemático da bateria do              interruptor e da lâmpada usando os seus símbolos.
        

       
( a )                                                                ( b )
Figura  6 - ( a ) Circuito elétrico - representação  esquemática  ( b )Circuito elétrico - Bateria + fios + interruptor+ lâmpada acessa
Fonte: Crocodile Clips

 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal