msm7modulo3aula001 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Multisim7
multiSIM 7  
Aula01: Introdução

         Um circuito digital opera basicamente com portas lógicas as quais são encontrada  em um circuito integrado (CI). O MultiSIM2001 tem uma biblioteca relativamente grande de circuitos integrados comerciais da família TTL e CMOS. Existem duas formas de inserir uma porta na área de trabalho:   
Pelo nome funcional  (AND, NAND, etc). Como por exemplo AND2 (porta AND com duas entradas), OR2 (porta OU de duas entradas), etc. Para isso clique na caixa  Miscelânea Digital (Misc Dig), figura01.
Pelo código (7400,7490,4017,4001, etc), obtendo os componentes nas caixas CMOS ou TTL pelo código do CI como por exemplo O CI 7400 (4 portas NAND de duas entradas). Neste caso clique na caixa TTL.  Caso deseje um CI CMOS , como por exemplo o CI4017 (contador Johnson) clique na caixa CMOS.

Figura 1: - Caixas de componentes digitais

Em ambos os casos após clicar na caixa correspondente será aberta a janela Seleção de Componentes  (Select a Componente) como na figura02. Nesta janela deveremos selecionar qual a família do componente e em seguida o componente através do seu código (7400,7490, etc). Observe que nesta janela aparece também o símbolo, a função (QUAD 2 – INPUT NAND – CI com 4 portas NAND de duas entradas), o fabricante e o footprint. Experimente fazer.


Figura 2 - Caixa de seleção de componentes mostrando a caixa de CI's TTL com sleção da família 74STD e o componente 7400



A forma como cada porta é retirada  dependerá de como foi configurado  Modo de Colocar Componente (Place Componente Mode) que está em Opções (Options) >>> Preferências (Preferences)>>> Componentes (Component Bin).
  • Colocar um componente (Place    single component):  Neste    caso será inserido um componente por vez na área de trabalho. Experimente.          
  • Colocar    continuamente componentes com multiseção somente (Continous    Placement Multi-section part only): Todas as partes de um componente são    colocadas seqüencialmente. Por exemplo os CI’s que contém mais de uma    porta. A cada clique na área de trabalho será colocada uma das secções    do CI. Para sair teclar em ESC no teclado. Experimente
  • Colocar    Continuamente Componente    (Continous placement): Os componentes são colocados continuamente.    Para sair clicar em ESC no teclado. Experimente
Após selecionar o CI, na figura 2, dando OK será apresentada tela  da figura 3a onde você deverá escolher qual das secções (no caso 4 secções) será colocada na área de trabalho. A figura3b mostra  que a secção "A" é uma porta NAND de duas entradas.

     ( a )                                       ( b )
Figura 3 -  ( a ) Escolhendo qual secção do CI será colocada  no circuito ( b ) secção A do CI 7400



Ponta de Prova (Probe) Lógica
      Como sabemos,  circuitos lógicos operam com dois níveis de tensões: Nível 1 (5V se TTL e de 4,5V a 18V se CMOS) e Nível 0 (0V). Para indicar a esses níveis lógicos usamos a ponta de prova (Probe) que se encontra na caixa de componentes Indicadores (Indicators), figura 4.
              
        ( a )                                           ( b )
Figura 4 -  ( a ) Ícone da caixa de componentes Indicadores ( b ) Janela de seleção  de componentes com a Ponta de Prova (Probe) selecionada


Para escolher entre os dois níveis lógicos usamos a chave SPDT que se encontra em Básicos (Basics) (veja  MultiSIM 7– Módulo1).



Figura 5 - A chave de um pólo e duas posições (SPDT) conctando um de dois níveis lógicos ao Probe

Exemplo01: A figura a seguir mostra um circuito que permite levantar a tabela verdade (TV) de uma porta lógica. Observe que as entradas estão conectadas a duas chaves de 1 pólo e duas posições e que as mesmas mudam de posição quando teclamos as letras "A" e "B" no teclado. Outro componente usado em circuitos digitais é o indicador de nível lógico.

Figura 6 -  Circuito com chaves SPDT, Probes e porta NAND



ABS
00
01
10
11
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal