As partes principais de um multimetro digital são:
Display: Local onde serão mostrados os resultados das medidas.
Chave seletora de função: Seleciona qual a grandeza (corrente tensão ou resistência) que será medida. A chave ao mesmo tempo que seleciona a função, também seleciona uma das escalas de cada função.
Para usar um multímetro:
Use a chave de seleção de função para escolher a escala e o tipo de grandeza (Tensão CC ou AC, Corrente CC, Resistência) a ser medida tensão, corrente, resistência .
Cada escala, quando selecionada, indica qual o maior valor da grandeza que pode ser medida.
Selecione uma escala adequada de forma que o instrumento possa medir com precisão, isto é. se for medir uma tensão de 1,5 V use a escala de 2000 mV (2V).Essa mesma escala não poderia ser usada para medir 9 V.
Quando não estiver usando o multímetro deixe a chave na posição OFF (desligar).
Em hipótese nenhuma ligue o instrumento a uma tensão quando a escala de corrente estiver selecionada.
Bornes de Entrada: São os terminais através dos quais conectamos o instrumento ao circuito ou componente. Existem 3 bornes no seu instrumento:
COM: Terminal comum ou negativo (no caso de medida que tenha polaridade).
VWmA: Terminal para medir tensão, resistência, corrente . É o terminal positivo (no caso de medida de corrente e tensão).
10A: Terminal para medir corrente CC até 10 A. É o terminal positivo.
Escalas e Bornes
A escala de medida de tensão (DCV ou ACV) corrente (DCA) resistência (Ώ) e outras funções são selecionadas através do seletor de escalas.
Atenção!!! O valor indicado na escala é o máximo valor possivel de ser medido, caso a grandeza a ser medida seja maior aparecerá um 1 no display indicando essa condição.
Figura 2 - Detalhe da chave seletora de funções/escala
Multímetro Analógico