AulaaExpCCpratica001 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Pratica em Eletricidade CC
Aula02         Indice de Aulas    Aula02    
Experiência 01: Circuito Elétrico Simples

Objetivos
  • Conhecer um circuito elétrico simples;     
  • Conhecer a matriz de pontos.
Material Usado
1 Multímetro digital
1 Matriz de pontos
1 Bateria de 9 V
1 Lâmpada de 12 V
Fios para conexão

Introdução Teórica
      Todo circuito elétrico  deve ter no mínimo um gerador que forneça a energia elétrica  e um receptor que consuma essa energia elétrica.  A Figura 1 mostra  um exemplo de  circuito conhecido por voce, que tem    um gerador  (bateria)  conectado a um receptor (lâmpada), um fornece energia elétrica  e outro consome. Na pratica existe um terceiro elemento,a chave, que serve de  controle (liga/desliga) do fluxo de energia.

     ( a )                                                       ( b )
Figura  1 - Circuito elétrico simples ( a ) sem interruptor ( b )  com interruptor  

    Desenhar um circuito como indicado na  Figura 1 é muito difícil, então ao invés de desenhar  a bateria é mais fácil desenhar o seu símbolo, o mesmo  valendo para a lâmpada e interruptor. A Figura 2 é o esquemático  do circuito da Figura 1,  sendo muito mais fácil de representar.


                 ( a )                                        ( b )                                         ( d )                                        ( e )
Figura 2 - ( a )  esquemático  de um circuito simples ( b ) com interruptor ligado ( c ) com interruptor desligado    ( d )   animação

A Matriz de Pontos
     Para montar   circuitos sem necessidade de usar solda usamos um dispositivo chamado de Matriz  de Pontos mais conhecida como Protoboard (que é marca registrada). A  matriz de pontos (MP) é um arranjo de pontos interligados (por baixo)  que permite montar circuitos sem que seja necessário soldar as partes  envolvidas. A Figura  3 mostra o aspecto de uma MP genérica e que   consiste de linhas horizontais e verticais. Em outra aula será feita uma experiencia especifica com a matriz de pontos. Existe diversos tipos de fabricantes com diferentes tipos de formatos.

Figura 3 - Matriz de pontos genérica

   As linhas conectadas na horizontal (barramento horizontal)  costumam ser usadas para conexão da alimentação pólo  positivo na parte superior e pólo negativo na parte inferior como indicado  na Figura 4, as linhas verticais são usadas para colocar os  terminais dos componentes interligando-os sem necessidade de solda-los.


Figura 4 - Matriz de pontos genérica  alimentada com uma tensão de 9 V

Observar que os dois  barramentos  horizontais  da parte superior não estão conectados entre si, podendo serem  usados como pontos para outra alimentação.  Os pontos na  vertical  do mesmo lado estão conectados, mas não existe  conexão entre duas linhas verticais. A separação entre  as linhas verticais é usada para inserir circuito integrado (C.I). A  Figura 5 mostra um circuito integrado na MP alimentado por uma bateria de 5 V  e outros componentes eletrônico que você também ainda não  conhece.


Figura 5 - Componentes ligados  na  MP - CI alimentado por 5 V

Atenção!!! Ao iniciar a montagem de um experimento  se certifique de ter todo o material.


Procedimento Experimental
1. Podemos neste ponto começar  a montar o nosso circuito elétrico simples. Como é um circuito  muito simples  a alimentação pode ser diretamente na lâmpada.  Se houver mais de uma lâmpada ou dispositivo a ser alimentado, a bateria  deve alimentar os barramentos horizontais como na Figura 4. Como a lâmpada não  tem polaridade pode ser ligada em qualquer  pólo da bateria. A lâmpada  é de 12 V e a bateria é de 9 V, não tem problema a lâmpada  acende com menor intensidade, o que não pode é ser o contrario.



Figura 6 - Lâmpada ligada diretamente  na bateria - dispositivos fora de escala

2.Coloque uma chave entre a lâmpada  e a bateria e verifique o funcionamento (liga/desliga) conforme na Figura 7.

                 
                                                       ( a )                                                                                                   ( b )
Figura 7: Lâmpada ligada na bateria  através de uma chave ( a ) ligada (b ) desligada - dispositivos fora  de escala

3. Agora que você sabe o que é  um circuito elétrico escreva as suas conclusões.

Aula02         Indice de Aulas    Aula02    

Bibliografia: Analise de Circuitos  em Corrente Contínua - Rômulo Oliveira Albuquerque Editora Erica

 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal