3. Abra o circuito (retire a carga de 470 Ohms) da Figura 7 entre os pontos A e B e meça a tensão nessas condições (em aberto). Anote na tabela 2 como valor da tensão de Thevenin medida.
Figura 8 - Medindo a tensão de Thevenin (UTH) layout na MP - dispositivos fora de escala
4. Retire a bateria e no seu lugar coloque um fio (fio verde na Figura 9). Meça a resistência entre os pontos A e B nessas condições, anotando na tabela 2 como resistência de Thevenin (RTH).
Figura 9 - Medindo a resistência equivalente de Thevenin (RTH) layout na MP - dispositivos fora de escala
5. Caso tenha uma fonte de tensão ajustável efetue um ajuste no valor medido no item 3 (UTH). Caso contrario use uma combinação de pilhas (por exemplo 3 pilhas em serie para resultar 4,5 V que deve ter sido aproximadamente o valor medido no item 3).
6. Ajuste um potenciômetro exatamente no valor de resistência medida no item 4 ( RTH) e monte o circuito conforme Figura 10. Meça a tensão na carga e anote.
Figura 10 - Medindo a tensão na carga no circuito equivalente layout na MP- dispositivos fora de escala
UL(circuito equivalente)=__________
6. Compare os valores medidos com os calculados da tensão de Thevenin e a resistência equivalente de Thevenin. Escreva suas conclusões.
7. Compare os valores de tensão na carga medido no circuito original e no circuito equivalente Thevenin. escreva suas conclusões.
8. Monte o circuito da Figura 11a. Meça a tensão em vazio e anote na tabela 3. Meça a corrente de curto circuito (ICC) e anote na tabela 3.
Figura 11 - Caracterizando um bipolo linear ( a ) o circuito ( b ) tensão em vazio ( c ) corrente de curto circuito
Tabela 3 - Caracterizando um bipolo linear