2 Relé
É um dispositivo eletromecanico que permite controlar uma grande corrente (2 A por exemplo) a partir de uma corrente pequena (50 mA). A Figura 8 mostra, de forma simplificada, a estrutura de um relá para CC.
( a ) ( b )
Figura 8 - Relé eletromecanico ( a ) Desenergizado ( b ) Energizado ( c ) Simbologias
Na Figura 8a com a chave CH aberta não tem corrente na bobina consequentemente não existe força magnetica que possa atrair o contato movel. O terminal N.F (Normal Fechado) liga a lâmpada L1 e o terminal N.A (Normal Aberto) mantem a lampada L2 apagada.
Quando a chave CH é fechada a corrente I faz aparecer uma força magnetica que sendo maior que a força da mola fecha o contato N.A, desligando o contato N.F. A lampada L2 acende e L1 apaga. Se a chave CH for aberta a força magnetica desaparece o contato movel volta para a condição inicial pela foça da mola.
A Histerese
No circuito, com Rv inicialmente no maximo, a corrente na bobina não é suficiente para o Relé "atracar", isto é, fechar o contato NA. Diminuindo gradativamente Rv a corrente aumenta. Eventualmente será atingido um valor de corrente para o qual o relé liga (digamos que esse valor é 50 mA. Se voce começar a aumentar novamente Rv verá que o Relé não desliga quando a corrente cair baixo de 50 mA mas de um valor bem menor digamos 20 mA. Dizemeos que o Relá tem Histerese.
Como explicar esse comportamento? Antes do relé atracar na Figura 8a existe um "gap" no caminho das linhas de campo (circuito magnetico fazendo com que seja necessario um campo mais forte para vencer essa resistencia (relutancia), por isso o relá precisa de 50mA.Quando o relá atraca não existe mais o "gap", Figura 8b e isso diminui a resistencia do circuito, desta forma para manter o circuito magnetico fechado não há necessidade de 50 mA.
Figura 9 - Circuito para verificar a existencia da Histerese
3 Experiencia: O relé - medindo a Histerese
3.1. Abra o arquivo ExpEN2_01 Transistor como chave (Multisim 14) e identifique o circuito da Figura 10. Para cada posição da chave S1 (A e B) meça todas as correntes e tensões indicadas na tabela 1.
( a ) ( b )
Figura 10 - Relé ( a ) Condição normal ( b ) Energizado
Multisim 14
Arquivo para experiencia com Multim Live
4 Experiencia: Alarme com transistor e Relé
4.1 Abra o arquivo ExpEN2_03 Alarme 1 (Multisim 14) e identifique o circuito da Figura 11. Para cada posição da chave S1 (aberta e fechada ) verifique o funcionamento do circuito1 explicando-o. Considere que S1 (key Space) é um reed switch que pode ser colocado em uma porta ou janela para proteção. Verifique se o circuito pode ser usado contra entrada de intrusos (Ladrão).
( a ) ( b )
Figura 11 - Alarme usando sensor Reed Switch, rele, e transistor como chave ( a ) Condição normal (lampada acesa) ( b ) Alarme acionado (Lampada apagada)
Multisim 14
Arquivo para experiencia com Multim Live
4.2 Escreva as suas conclusões.