aulaEL005 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Eagle Lay Out Editor
Aula04         Indice de Aulas        Aula06
Eagle Lay Out Editor
Aula 05: Fonte de Alimentação - Inserindo os Componentes
Referencias


Para facilitar o aprendizado vamos utilizar como exemplo um projeto  de uma fonte de alimentação bastante simplificada, com saída  para 12 V – 1 A máximo.
Utilizando-se um rascunho conforme mostrado na figura  abaixo, primeiramente devemos dimensionar o tipo de componentes que serão  utilizados, quais irão efetivamente estar montados na PCI e demais necessidades.


Figura 1 -  Rascunho do circuito da fonte de alimetação do exemplo

 Uma eventual primeira lista de materiais seria  a seguinte:

        
  • CH1: Chave      liga-desliga 1P-2P;
  • F1:  Fusível de proteção (porta fusível      e fusível 1 A – rápido) ;
  • TF1: Transformador 110 VAC para 15 VAC-0-15 VAC center tape;
  • Diodos: D1, D2,D3 e D4:     Diodo retificador 1N4004;
  • C1: Capacitor eletrolíco radial 100 µf x 40 V;  
  • C2: Capacitor      disco cerâmico 100 nf x 100 V;
  • C3: Capacitor      disco cerâmico 100 nf x 100 V;
  • CI1: Circuito      integrado linear regulador de tensão 7812.
Com estes requisitos mínimos podemos iniciar o desenho do esquema elétrico no Eagle, para posterior geração da PCI.
Lembre-se que alguns dos componentes mostrados no rascunho não serão montados na PCI, tais como o transformador, chave e fusível.
No caso do transformador por exemplo deve ser prevista sua conexão elétrica com a placa, colocando-se ilhas específicas onde serão soldados os fios do secundário do mesmo. A mesma coisa deve ser feita com os pontos  de saída de 12 V, onde deverão ser alocadas 2 ilhas (pólos + e -) para conexão através de fios até um borne externo.
Temos que considerar a possibilidade de montar um dissipador de calor para o CI regulador, necessário para a fonte trabalhar a plena capacidade de corrente.

Abra o projeto salvo  anteriormente no Eagle (Fonte) e selecione o comando “Add”.
    
    
    
Figura 2 - Abrindo o projeto Fonte

  
    Localize e abra a biblioteca “diode”. Selecione o diodo 1N4004 e clique em OK. Observe que esses diodos são comerciais, diferentes dos diodos da biblioteca "Discrete".
Posicione os diodos no esquema clicando 1 vez com o botão esquerdo. Para rotacionar o   componente em 90o antes de posicioná-lo utilize o botão direito do mouse.

Figura 3 - Inserindo diodos obtidos da  biblioteca  Diodes


   Pressione a tecla ESC para finalizar a colocação  de diodos e voltar para a seleção de bibliotecas. Feche a biblioteca  de diodos e abra a biblioteca “discrete” logo abaixo.
   Nesta biblioteca desça a lista de componentes  e selecione ELC-x (Capacitor). Escolha o passo conforme o componente que você  adquiriu (veja as dimensões do seu capacitor).  Neste exemplo utilizaremos  o passo 5L (distância entre terminais). Posicione o capacitor próximo  aos diodos, figura 4.

    Figura  4 -  Circuito após posicionar C1

Pressione a tecla ESC para finalizar a colocação de  capacitores eletrolíticos. Suba a lista de opções e localize o componente CAP-2,5  para selecionarmos o capacitor cerâmico. Coloque os 2 capacitores no esquema, figura 5.

Figura  5 - : Circuito após posicionar C2 e C3

Feche a biblioteca “discrete”, localize e abra a biblioteca “v-reg”. Selecione o componente 78XXL (horizontal) ou 78XXS (vertical) conforme a montagem desejada na placa e posicione-o no esquema, figura 6.


Figura 6 -  Circuito após posicionar o CI1 (7812)

Ainda necessitamos colocar as ilhas para soldagem dos fios do transformador  e também para os fios do borne de saída. Para isto, pressione ESC para finalizar a colocação  do regulador, feche a biblioteca “v-reg” e localize a biblioteca “wirepad”. Escolha a ilha  desejada conforme seu diâmetro externo e diâmetro do furo de solda.  Neste exemplo utilizaremos a ilha de 2,54/1,0. Posicione 3 ilhas próximas aos diodos e 2 próximas ao  capacitor C3, figura 7.


 Figura  7 - Circuito após posicionar as ilhas para os secundario do transformador  e saída

Pressione a tecla ESC para finalizar a colocação das  ilhas, feche a biblioteca “wirepad”,  localize e abra a  biblioteca “supply1”. Selecione o componente “GND” e posicione-o várias vezes,  próximos aos componentes que irão ligados ao terra do circuito  (perto da ponte de diodos, dos capacitores, do regulador de tensão e  da ilha de saída para o borne da fonte), figura 8.
Observação: não sobreponha os componentes uns aos outros,  deixando sempre pelo menos um espaço da grade para a interligação  dos mesmos atrave´s das “linhas” do esquema.

Figura 8 -  Circuito após posicionar os terras (GND)

Pressione a tecla ESC para finalizar a colocação dos  terras feche a inserção de componentes através do botão  “Cancel” ou pressionando ESC novamente.
Agora iremos interligar os componentes através dos comandos  “Wire” e “Junction”.


Aula04         Indice de Aulas        Aula06
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal