Eagle Lay Out Editor
Aula 05: Fonte de Alimentação - Inserindo os Componentes
Referencias
Para facilitar o aprendizado vamos utilizar como exemplo um projeto de uma fonte de alimentação bastante simplificada, com saída para 12 V – 1 A máximo.
Utilizando-se um rascunho conforme mostrado na figura abaixo, primeiramente devemos dimensionar o tipo de componentes que serão utilizados, quais irão efetivamente estar montados na PCI e demais necessidades.
Figura 1 - Rascunho do circuito da fonte de alimetação do exemplo
Uma eventual primeira lista de materiais seria a seguinte:
- CH1: Chave liga-desliga 1P-2P;
- F1: Fusível de proteção (porta fusível e fusível 1 A – rápido) ;
- TF1: Transformador 110 VAC para 15 VAC-0-15 VAC center tape;
- Diodos: D1, D2,D3 e D4: Diodo retificador 1N4004;
- C1: Capacitor eletrolíco radial 100 µf x 40 V;
- C2: Capacitor disco cerâmico 100 nf x 100 V;
- C3: Capacitor disco cerâmico 100 nf x 100 V;
- CI1: Circuito integrado linear regulador de tensão 7812.
Com estes requisitos mínimos podemos iniciar o desenho do esquema elétrico no Eagle, para posterior geração da PCI.
Lembre-se que alguns dos componentes mostrados no rascunho não serão montados na PCI, tais como o transformador, chave e fusível.
No caso do transformador por exemplo deve ser prevista sua conexão elétrica com a placa, colocando-se ilhas específicas onde serão soldados os fios do secundário do mesmo. A mesma coisa deve ser feita com os pontos de saída de 12 V, onde deverão ser alocadas 2 ilhas (pólos + e -) para conexão através de fios até um borne externo.
Temos que considerar a possibilidade de montar um dissipador de calor para o CI regulador, necessário para a fonte trabalhar a plena capacidade de corrente.
Abra o projeto salvo anteriormente no Eagle (Fonte) e selecione o comando “Add”.
Figura 2 - Abrindo o projeto Fonte
Localize e abra a biblioteca “diode”. Selecione o diodo 1N4004 e clique em OK. Observe que esses diodos são comerciais, diferentes dos diodos da biblioteca "Discrete".
Posicione os diodos no esquema clicando 1 vez com o botão esquerdo. Para rotacionar o componente em 90o antes de posicioná-lo utilize o botão direito do mouse.
Figura 3 - Inserindo diodos obtidos da biblioteca Diodes
Pressione a tecla ESC para finalizar a colocação de diodos e voltar para a seleção de bibliotecas. Feche a biblioteca de diodos e abra a biblioteca “discrete” logo abaixo.
Nesta biblioteca desça a lista de componentes e selecione ELC-x (Capacitor). Escolha o passo conforme o componente que você adquiriu (veja as dimensões do seu capacitor). Neste exemplo utilizaremos o passo 5L (distância entre terminais). Posicione o capacitor próximo aos diodos, figura 4.
Figura 4 - Circuito após posicionar C1
Pressione a tecla ESC para finalizar a colocação de capacitores eletrolíticos. Suba a lista de opções e localize o componente CAP-2,5 para selecionarmos o capacitor cerâmico. Coloque os 2 capacitores no esquema, Figura 5.
Figura 5 - : Circuito após posicionar C2 e C3
Feche a biblioteca “discrete”, localize e abra a biblioteca “v-reg”. Selecione o componente 78XXL (horizontal) ou 78XXS (vertical) conforme a montagem desejada na placa e posicione-o no esquema, Figura 6.
Figura 6 - Circuito após posicionar o CI1 (7812)
Ainda necessitamos colocar as ilhas para soldagem dos fios do transformador e também para os fios do borne de saída. Para isto, pressione ESC para finalizar a colocação do regulador, feche a biblioteca “v-reg” e localize a biblioteca “wirepad”. Escolha a ilha desejada conforme seu diâmetro externo e diâmetro do furo de solda. Neste exemplo utilizaremos a ilha de 2,54/1,0. Posicione 3 ilhas próximas aos diodos e 2 próximas ao capacitor C3, Figura 7.
Figura 7 - Circuito após posicionar as ilhas para os secundario do transformador e saída
Pressione a tecla ESC para finalizar a colocação das ilhas, feche a biblioteca “wirepad”, localize e abra a biblioteca “supply1”. Selecione o componente “GND” e posicione-o várias vezes, próximos aos componentes que irão ligados ao terra do circuito (perto da ponte de diodos, dos capacitores, do regulador de tensão e da ilha de saída para o borne da fonte), figura 8.
Observação: não sobreponha os componentes uns aos outros, deixando sempre pelo menos um espaço da grade para a interligação dos mesmos atrave´s das “linhas” do esquema.
Figura 8 - Circuito após posicionar os terras (GND)
Pressione a tecla ESC para finalizar a colocação dos terras feche a inserção de componentes através do botão “Cancel” ou pressionando ESC novamente.
Agora iremos interligar os componentes através dos comandos “Wire” e “Junction”.