AulaMCP010 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Microcap
Aula09       Indice de Aulas       Aula09
Curso MicroCap8
Aula 10: Calculando potencia em circuitos  CA  

1. Calculando a potencia media

O instrumento   Wattimetro mede o valor medio da potencia, pois como visto em aulas no Curso em CA, a potencia é alternada. Para medir a potencia em CA deve-se  efetuar  o calculo da potencia instantanea, v(t).i(t), e em seguida determinar o valor  medio (AVG) da forma de onda resultante.
Considere  um exemplo bem simples. No  circuito  da Figura 1  uma fonte senoidal de 10 V de pico/60Hz é conectada  em  um resistor de 10 Ohms.

Figura 1 - Circuito para medida de potencia


Uma analise transiente (Analisys>>Transient>>Run) deve ser executada para ver as formas  de onda da tensão, corrente, potencia instantanea  e potencia. A janela de configuração a seguir aparece quando a  analise transiente e executada, Figura 2.   
Na Figura 2, na linha 1 é determinado grafico da tensão no nó 1, V(1). Na linha 2 é determinado o grafico da corrente em R1, i(R1). Na linha 3 é determinado grafico da potencia instantanea, v(1)*i(R1). E por ultimo, na linha 4 é determinado o valor medio (AVG) da potencia instantanea, AVG(v(1)*i(R1)).

Para medir o valor medio, na linha que tem a função, no caso o produto v(1)*i(R1), clique com o botão direito, selecione Functions>>Calculus>>AVG.

Figura 2 -   Janela de limites da analise  Transiente configurada

Observe os graficos e os  limites:  
Time Range: 400m,0 é a faixa de  simulação;
X Range: 40m,0 é a faixa que é  mostrada, observar que  a faixa para a potencia media é 400m,0 pois  para valores menores a existe uma variação; Experimente mudar  de 400m para 40m;
A Figura 3  mostra os 4 graficos.


Figura 3 -  Gráficos apos simulação

Para obter o valor medio de uma função,  primeiro digite a função em Y Expression, que se deseja calcular o valor medio, no caso V(1)*i(R1)  em seguida clique com o botão direito na linha na qual  se encontra a função. Aparecerá uma lista, como indicado  na Figura 4, escolha AVG (valor medio).

Figura 4 -  Selecionando uma função  - Calculo do valor medio (AVG)

Na linha aparece AVG(V(1)*i(R1)), isto é, será calculado o valor medio da potencia instantanea.
Podemos por exemplo, determinar o valor eficaz  (RMS) da tensão, para isso, após clicar com o botão direito,  selecionamos RMS na lista.



Figura 5 -  Selecionando uma função  - Calculo do valor eficaz (RMS)

A Figura 6 a mostra o resultado da simulação, valor eficaz da tensão. V=10 Vp   VRMs=10.0,707=7,07 V.

Figura 6 - Forma de onda da tensão  eficaz

Observe que o simulador faz uma convergencia para o valor real, tanto no caso do valor medio (AVG) como no caso do valor eficaz (RMS), por isso mesmo o tempo deve ser suficiente, no caso o limite superior é 320ms.
Aula09       Indice de Aulas       Aula09
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal