Introdução
Esta é a primeira parte do trabalho sobre o multiSIM 14 e é dirigida para o estudo de circuitos em corrente contínua, desta forma os instrumentos e componentes aqui descritos são básicos nos estudo e simulação de circuitos em CC. A licença usada para fazer este trabalho tem o texto em inglês, desta forma toda vez que for feito referência em inglês o mesmo será colocado em itálico e entre parênteses e antes o termo equivalente em português.
Devemos reiterar mais uma vez, que este curso não de analise de circuitos e portanto você deve ter conhecimentos mínimos de eletricidade para que possa compreender este trabalho.
Atenção !! Clicar com o botão do mouse significa clicar com o botão esquerdo, quando for necessário usar o botão direito será escrito clicar com o botão direito do mouse.
Para compreender as lições. Procure sempre repetir os exemplos dados com outros valores.
Figura 1 - Tela inicial do MultiSIM 14 Fonte: Multisim V. 14
Construindo um Circuito
Para construir um circuito, de preferência você já deve ter o rascunho desse circuito. Comecemos com um circuito resistivo série como o da Figura 2.
Exemplo: Circuito série em CC
Seja um circuito série constituído por duas resistências em série, uma de 3 k (R1) e outra de 2 k (R2), alimentado por uma bateria de 15 V (V1).
Inicialmente vamos calcular as tensões nas resistências e a corrente no circuito. De acordo com a teoria, a resistência equivalente será igual a 5 k e portanto a corrente no circuito será igual a 15V/5k=3mA e portanto a tensão em cada resistência será igual a:
U1=3mAx3k=9 V U2=3mA.2k =6V
A Figura 2 mostra o circuito com os instrumentos (amperímetro e voltímetros) e componentes para exemplo, esses instrumentos serão explicados mais adiante.
Figura 2 - Circuito para exemplo
Fonte: Multisim V. 14