msm7modulo1aula001 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Multisim7
MultiSIM 7
Aula 1: Introdução – Análises em CC

Introdução
Esta  é a primeira parte do trabalho sobre o multiSIM 7 e é dirigida para o estudo de circuitos em corrente  contínua, desta forma os instrumentos e componentes aqui descritos são  básicos nos estudo e simulação de circuitos em CC. A licença  usada para fazer   este trabalho tem o texto em inglês,  desta forma toda vez que for feito referência em inglês o mesmo  será colocado em itálico e entre parênteses e antes o termo  equivalente em português.
Devemos  reiterar mais uma vez que você deve ter conhecimentos mínimos de  eletricidade para que possa compreender este trabalho.
Atenção  !! Clicar com o botão do mouse significa clicar com o botão esquerdo,  quando for necessário usar o botão direito será escrito  clicar com o botão direito do mouse.
para compreender as lições.  Procure sempre repetir os exemplos dados com outros valores.

Figura 1 -  Tela inicial do MultiSIM 7

Construindo um Circuito
Para  construir   um circuito, de preferência  você já deve ter o rascunho desse circuito.  Comecemos com um circuito resistivo série como o da figura 2.
Exemplo01: Circuito série em CC
Seja  um circuito série constituído por duas resistências em série,  uma de 3 k (R1) e  outra de 2 k (R2), alimentado  por uma bateria de 15 V (V1).
Inicialmente  vamos calcular as tensões nas resistências e a corrente no circuito.  De acordo com a teoria, a resistência equivalente será igual a  5 k e portanto  a corrente no circuito será igual a 15V/5k=3mA e portanto  a tensão em cada resistência será igual  a:
U1=3mAx3k=9 V     U2=3mA.2k =6V
A   figura 2 mostra o circuito com os instrumentos (amperímetro e voltímetros)  e componentes para exemplo, esses instrumentos  serão explicados mais adiante.

Figura 2 -  Circuito para exemplo1
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal