msm7modulo1aula002 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Multisim7
MultiSIM 7  
Aula 02:  Configurando Área de Trabalho

Configurando área de Trabalho
      Para configurar a área  de trabalho, por exemplo mostrar ou não alguns elementos tais como Mostrar Grade (Show Grid), colocar Limites da Página (Show  Page Bounds), Mostrar Bordas (Show Border), e outros itens,   ir  no menu principal  em Ver (View) aparecerá   uma lista onde voce deve escolher mostrar (Show):
Barra  de  Ferramentas (Toolbars), Grade (grid), Aumentar Zoom (Zoom  In) e outros. Experimente.
Clicar com o botão direito  do mouse na área de trabalho também é uma alternativa que  permite efetuar modificações na área de trabalho e no circuito,  tais como:
Colocar Componentes (Place Component), Mostrar Número dos Nós (Show Node Names), Colocar Texto (Place Text), Mostrar Grade (Show Grid), Mostrar Bordas (Show Border)  e  outros. Experimente.
    Por exemplo, para mudar a cor  do fundo e dos componentes, clique com o botão direito na área  de trabalho, selecione Cor (Color) se abrirá a caixa de  seleção da figura3. Nesta caixa você poderá escolher  a Cor do Fundo (background), Fio (wire) e de   cor de Componentes (component). Experimente.
Obs: Algumas dessas ações tem teclas de atalho, como  por exemplo Aumentar Zoom (Zoom In) é F8, Colocar Texto (Place Text) é Ctrl+T e assim por diante. Você é quem  deve escolher qual a melhor forma de trabalhar.

Figura 1 -  Escolhendo cores de fundo fio e componentes  


A janela Cor (Color)  pode ser acessada também indo em Opções (Options) >>  Preferências (Preferences) >> Circuito (Circuit). Para deixar as suas modificações como Padrão  (Default) basta clicar em Colocar como Padrão (Set as Default). Experimente.

Escrevendo na tela
     Caso  deseje escrever um texto na área de trabalho vá em Colocar (Place)>>>Colocar Texto (Place Text), ou clicando  na área de trabalho com o botão direito. Experimente.

Mudando  a fonte do texto e das propriedades do componente
   Clique com o botão direito na área de trabalho em Fonte (Font) aparecerá uma caixa de diálogo onde você  poderá mudar o tamanho e o estilo da fonte de texto, identidade de componentes  (Componente reference ID), rótulo (Component values and labels) e outros. Experimente.

Figura 2-  Escolhendo a fonte da ID, valor,rótulo,atributos,  nome dos pinos, número dos nós e do texto

Inserindo um Componente
     Inicialmente será inserido   uma fonte CC. Caso a caixa de componentes (o almoxarifado do Multisim)  não  esteja visível vá em Ver (View)>>> Barra de Ferramentas (ToolBars) >>> Barra de Componentes (Component Toolbars).

Figura 3 - Tornando ou não visível a barra  de componentes

A figura 4  mostra as caixas de componentes do MultiSIM 7.

Figura 4  - Caixas de componentes

Abra a caixa de componentes Fonte (Source), aparecerá a janela Selecione um Componente (Select a Component), figura 5 na qual você deverá escolher:
  • Em  Base de Dados (Data Base) selecione Multisim Master.
  • Em Grupo (Group) selecione Fontes (Sources).
  • Em  Familia (Family) selecione Fonte de Potência (Power Source).
  • E em Componente (Component) selecione Fonte  de  CC (DC Power). Observe que à direita aparecerá o simbolo do componente  escolhido e logo abaixo a sua função, o footprint (que  é usado quando a placa de circuito impresso será feita e aparece  só para componentes não virtuais) e o fabricante caso não  seja  virtual.


    Figura 5 -  Caixa de componentes Fontes (Sources)  comFonte contnua  (DC POWER) selecionada

Feita a seleção clique em OK,  em  seguida clique na área de trabalho (observe que o ponteiro tem a imagem  da fonte), será inserida uma fonte CC. A forma de inserir qualquer componente  será sempre a mesma.

Configurando  a forma de retirar componentes das caixas
       Neste ponto é mostrado  as diversas opções de retirar componentes das caixas. Indo em Opções (Options) >>> Preferências (Preferences), se abrirá uma tela com diversas guias (abas), figura 6.
    Fonte (Font): Abre-se uma janela      igual à da figura04, permitindo escolher o tipo e tamanho do fonte.      
    Circuito (Circuit): Nesta aba poderemos     fazer ajustes de mostrar ou não alguns elementos da área de  trabalho e cores. É semelhante à figura 3.
    Espaço de Trabalho (Workspace):     Nesta aba escolhemos o tipo de formato do papel de impressão e ajustes     de dimensões da folha e nível do zoom da tela.
    Conectar (Wiring): Formas de conectar os     dois componentes.
    Componentes (Component Bin): Ajuste de     simbologia, funcionalidade das caixas de componentes e modo de colocar os     componentes.
    Miscelânea (Miscellaneous): Ajuste     do tempo de auto salvar.
    PCB: Nesta aba são feitos ajustes quando     exportamos dados para a confecção do layout como por  exemplo o número de camadas de cobre.
    Verificaçãos de Regras Eletricas (ERC): Cria uma lista de erros detalhando o tipo de erro (por exemplo pino de saída conectado ao pino de alimentação,     ID duplicadas  etc.).

    Figura 8: Caixa de diálogo Preferências (Preferences)  com a guia Caixa de Componentes (Components Bins) selecionada

    Comentemos com mais  detalhes a aba Componentes Bin,  figura 8, nesta aba pode-se selecionar a norma de simbologia usada,  Symbol Standard (ANSI ou DIN). Sugiro manter o default, ANSI.
    Em Modo  de Colocar Componentes (Place Component Mode) podemos ter as opções:
    ·        Colocar um componente (Place single component): Neste caso será inserido um componente  por vez na área de trabalho. Experimente
    ·        Colocar continuamente  componentes com multiseção somente (Continous Placement  Multi-section part only- ESC to quit): Todas as partes de um componente  são colocadas sequencialmente. Por exemplo os CI’s que contém  mais de uma porta. A cada clique na área de trabalho será colocada  uma das secções do CI. Para sair teclar em ESC do teclado. Experimente
    ·        Colocar continuamente  componente (Continous placement-ESC to quit): Os componentes são  colocados continuamente. Para sair clicar em ESC. Experimente.


     
    Copyright 2015. All rights reserved.
    Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal