msm7modulo1aula006 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Multisim7
MultiSIM 7   
Aula06: O Subcircuito
O conceito de subcircuito tem a finalidade de permitir que  se construa circuitos complexos sem que os mesmos sejam visualizados e conseqüentemente  ocupem espaço na folha de trabalho. Um subcircuito pode ser considerado  como uma caixa preta da qual temos acesso aos seus terminais, mas podendo-se modificar  o circuito interno.
Siga  os seguintes passos para construir um subcircuito.
Exemplo 03:
1. Desenhe o circuito normalmente. Como exemplo consideremos uma  resistência ligada em série com uma bateria.

Figura 1 -  Criando um subcircuito

2. Vá em Colocar (Place) >>>  Conector HB/SB (HB/SB Connector) e ponha  na área de trabalho dois terminais conectores, Figura 2a. Conecte cada terminal nas extremidades do seu subcircuito, Figura 2b.


Figura 2 -  Inserindo  os terminais no subcircuito

3. Selecione o circuito (agora com os terminais). Vá em Colocar (Place), selecione Colocar como subcircuito (Place as subcircuit) ou Substituir por subcircuito (Replace by subcircuit). Aparecerá a Figura 3. Dê um nome para o seu subcircuito (No exemplo gerador_real).

Figura 3 - Nomeando o subcircuito

4. Dando OK na caixa da Figura 3, o seu subcircuito será criado, Figura 4.

Figura 4 -  Subcircuito criado

. Caso você deseje editar (modificar) o subcircuito, basta dar duplo clique no seu ícone que aparecerá o quadro da Figura 5. Neste clique em Editar Subcircuito (Edit subcircuit), que o subcircuito voltará a aparecer e então você poderá mudar os valores por exemplo. Experimente.



Figura 5 -  Editando um subcircuito construído


Atenção!! Para um subcircuito valem as mesmas regras de conexão de qualquer componente. Para compreender melhor vamos conectar o nosso subcircuito a um resistor de 200 Ohms, como na Figura 6.


Figura 6 -  Analise de um circuito contendo um subcircuito

A corrente resultante é 0,030 A (30 mA). Claro que so olhando para o circuito da Figura 6 não identificamos a bateria, mas olhando para o conteudo do subcircuito fica mais claro. O subcircuito pode representar  uma bateria em serie com uma resistencia ou representar um circuito mais complexo como por exemplo um amplificador.


Figura 7 -  Circuito equivalente ao da figura 6
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal