msm7modulo1aula007 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Multisim7
MultiSIM 7  
Aula06  Indice de aulas  Aula06
Aula07: Mais Componentes

O Potenciômetro
Um potenciômetro tem três terminais e pode ser  usado como resistência variável (dois terminais) ou como potenciômetro  (três terminais). O potenciômetro está na caixa de componentes  Básicos (Basic). Assim como para o resistor você pode escolher entre  o virtual (pode mudar o valor) e o com valor padrão. A figura a seguir  mostra o símbolo do potenciômetro.


Figura 1 - Potenciometro e ajustes

  
  • O valor é o valor máximo que pode ter o potenciômetro,      default 1 K.      
  • Key é a letra que você deve usar no teclado     para mudar o valor (Aperte a tecla com a letra para variar num sentido e     Shift + letra para variar no outro sentido).      
  • Porcentagem (%) é o valor porcentual (em relação     ao valor máximo) da resistência entre o cursor e uma das extremidades.


Aplicação  de circuitos com potenciômetro
A  figura 2 mostra duas aplicações  usando  potenciômetro. Na figura 2a o potenciômetro é usado como  potenciômetro mesmo (os três terminais livres), enquanto na figura 2b  é usado como resistência variável. NA Figura 2a o potenciometro permite variar a tensão entre o cursor e o terra, enquanto na figura 2a a corrente no circuito é variada.



Figura 2 - Aplicações do potenciometro ( a ) divisor de tensão  ( b) resistencia variavel



Dando duplo clique no símbolo do potenciômetro aparecerá  a caixa de diálogo da figura 3. Nesta caixa  poderemos configurar o potenciômetro  (chave de mudança, incremento e valor).


Figura 2 - Caixa de diálogo para configurar             o potenciômetro


Em  Resistência (Resistance) especificamos o valor do potenciômetro.
Em Incremento (Increment) selecione a variação  mínima de resistência a ser usada.
Em Chave (Key) especificamos uma letra ou número que ao ser pressionada  mudará o valor da resistência do potenciômetro.
Por exemplo se  o valor  do potenciômetro é de 1 k, e o incremento é 1% significa  que ao pressionar a letra chave (ou chave +Shift ) a variação  será de 10 Ohms (1% de 1000). Experimente.


Exemplo04: Para o circuito1   a seguir calcule a mínima e a máxima tensão que  o voltímetro pode indicar.  Para  o circuito2  calcule a mínima  e a máxima corrente que o amperímetro pode indicar. Em seguida  faça a simulação dos circuitos.
  Circuito 1                                                          Circuito 2
  
Figura 3 - Aplicações do potenciometro

Indique na tabela 1 os valores calculados e os medidos por simulação da tensão maxima e minima medida no voltimetro e a corrente maxima e minima medida no amperimetro.


Tabela 1 - medindo os valores maximos e minimos dos circuitos da figura 3


Circuito 1
Circuito 2
Calculados
Simulados
Calculados
Simulados
Vmin
VMáx
Vmin
VmáxVMáxVminVMáxVmin



Lâmpada Incandescente
O MultiSIM 7 tem dois tipos de lâmpadas, real e virtual. A  diferença é que a última permite mudar o valor da tensão  e potência. A lâmpada se encontra na caixa Indicadores (Indicators).



(             a )                                              ( b )


     ( c )                                 ( d )
Figura 4 - (a) Caixa de componentes Indicadores fechada  (b) Janela Seleção  de Componentes com caixa de componentes Indicadores, Família Lâmpadas  Virtuais selecionadas (c) Símbolo da lâmpada  (d) Caixa de  configuração da tensão e da potência

Clicando em OK será inserida uma lâmpada virtual para  a qual é possível escolher a máxima tensão e a máxima  potência que lâmpada pode dissipar, caso seja uma lâmpada  padronizada se abrirá uma janela com uma lista onde poderemos escolher  uma lâmpada. Nesse caso não será possível muda o  valor da potência e tensão.
Atenção que esse é um dos componentes que se  danifica ao ser sobrecarregado (aplicar uma tensão maior do que a máxima).  O outro componente que pode se danificar é o fusível.


O Fusível
O fusível é um dos elementos de proteção  que existem no MultiSIM 7. Ele se encontra dentro da caixa Miscelânea (Misc)


Figura 5 -   Caixa de componentes Miscelânea (Misc)  com  fusível virtual selecionado

Chaves
Outro  elemento muito usado é a chave. Existem diversos tipos.
Na  caixa de componentes Básicos (Basic) existe uma caixa chamada  de Chave (Switch), figura47. Quando aberta aparecerão 5  tipos de chaves:  
  • Controlada por Corrente (Current Controlled)     
  • Controlada por Tensão (Voltage Controlled)     
  • Um pólo e duas posições, (SPDT)     
  • Um pólo e uma posição (SPST) e     
  • Temporizada (TDSW1).
Destas as mais usada são a de um pólo e duas posições  e a  de um pólo e  uma posição.


Figura 6 -  Caixa de componentes Básicos com a caixa Chaves  (Switch) selecionada mostrando as chaves


Chave  de um pólo e duas posições: Dando duplo  clique será aberta uma caixa de diálogo que solicita  que seja digitada uma letra ou número do teclado para permitir  mudar de posição. A tecla default é   a barra de espaço (Space).

Chave  de um pólo e uma posição: Para mudar de  posição é necessário especificar uma   chave no teclado.
Outra chaves podem ser obtidas na caixa de componentes Eletromecânicos (Electro Mechanical). A figura 7 mostra a caixa Eletromecanicos selecionada e com uma chave de 4 posiçoes selecionada.

Figura 7 - Caixa de componentes Eletromecânicos mostrando a caixa Suplementares (Supplementar) com a chave rotativa de 4 posições selecionada


Uma aplicação interessante dessa chave é para selecionar, por exemplo diversas resitencias como na figura 8.


Figura 8 - Usando uma chave de 4 posições para selecionar 4 resistencias diferentes
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal