msm7modulo4aula003 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Multisim7
multiSIM  14  
Aula   03: Analise SPICE - A Analise AC


       A Analise AC  (AC Analysis)      é uma analise para pequenos sinais isso significa que todas as      variáveis estão relacionadas de forma linear. Primeiramente   o ponto quiescente é determinado e em seguida serão obtidos      os modelos para pequenos sinais dos dispositivos. As entradas são      consideradas senoidais, por isso nessa analise é  necessário      especificar uma fonte AC. Caso o gerador de funções seja ajustado      para outra forma de onda ele automaticamente muda internamente parasenoidal.      Da mesma forma não importa a amplitude do sinal pois a analise dá      como resposta a relação entre as tensões entre dois      pontos (Ganho).

      Considere   o circuito da Figura 1 para o qual quer-se obter a curva de resposta em freqüência  (Ganhoxf).  Se considerarmos a saída no nó 2 (Vs) e a entrada no nó  1 (Ve) teremos um circuito com o comportamento de um filtro passa baixas (FPB).



Figura 1 - Circuito para analise AC - Obtenção  da curva de resposta em freqüência

        Para obter a curva de resposta em freqüência (Ganhoxf) é  preciso especificar qual será o nó de saída, no caso o  nó2.
Indo em  Simular (Simulate)>>Analise e simulação (Analyses and simulation)>>  AC Sweep.  Aparece a janela  AC Sweep, Figura 2. Na aba  Parametros da frequencia (Frequency Parameters).
.

Figura 2 - Janela Analyses and simulation com a aba Frequency Parameters selecionada

Em Parâmetros da Freqüência (Frequency Parameters) temos os ajustes:  
        
  • Freqüência Inicial (Start      Frequency -FSTART): Ë a freqüência  inicial no gráfico
  • Freqüência Final ( Stop frequency      - DSTOP): É a freqüência final no gráfico.
  • Tipo de Variação (Swep      type): Escolha como  deve ser a variação no eixo      horizontal (Década, oitava ou linear). Escolha a default: Década.
  • Escala vertical (Vertical scale): Escolha Decibel
  • Numero de pontos por década (Number of points per decade): Esta escolha dá  a precisão do gráfico. Quanto maior o valor maior o número  de pontos, mas não exagere pois isso aumenta tambem o tempo de processamento.

       Selecionando a aba  Saída (Output) é mostrada  a Figura 3, na qual  devem ser escolhidas então   as variáveis (corrente ou  tensões ou todas (all variables)  que serão analisadas. Após selecionar  as variáveis    clicar  em Adicionar (add),  transferindo  os nós e/ou os ramos  selecionados para a coluna  da direita.


Figura 3 - Janela de configuração Analise  AC com a aba análise de Variáveis de saída (Output variables) selecionada e já com as variáveis adicionadas à  lista da direita.

Após terem sido feitos os ajustes  basta clicar em Simulate  que será iniciada a simulação. Os  resultados estão  indicados na Figura 4. As curvas do ganho e da fase do ganho.



Figura 4 -  Resultados da analise AC do circuito da Figura 1 - Curva de resposta em frequencia do ganho e da fase - Grafico configurado


         Os resultados da analise AC mostrados na Figura 4 mostram  o ganho (20.logVs/Ve) em função da freqüência  e a fase do ganho  em função da freqüência. Caso queiramos mostrar somente  um gráfico, o outro deve ser apagado .

Exercícios Propostos Analise AC
Obtenha  a curva de resposta em freqüência do ganho do circuito através de uma analise AC, e em seguida determine a frequencia de corte inferior.


Figura 5 - Amplificador Emissor Comum para analise AC.


 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal