msm7modulo4aula008 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Multisim7
multiSIM  7  
Aula   08: Analise SPICE - Varredura de Temperatura (Temperature Sweep)

      Fazendo a Varredura de Temperatura (Temperature Sweep) poderemos analisar o comportamento do circuito em relação à uma variação de temperatura.

Exemplo: Analisemos o comportamento da corrente de fuga (corrente reversa de saturação) em um diodo quando a temperatura variar entre dois limites.


Figura 1 - Analise do comportamento da corrente de fuga quando a temperatura varia

Para iniciar a analise ir em : Simular (Simulate)>> Analises  e Simulação (Analyses and simulation) e escolha  Varredura de Temperatura (Temperature Sweep), parecerá a janela da Figura 2, na qual já escolhemos qual parametro será variado (temperatura), os limites (27oC a 57oC) e o tipo de analise (ponto de operação DC).


Figura 2 - Janela Varredura de temperatura (Temperature Sweep) configurada para uma varredura de temperatura de 27oC a 100oC


 A seguir deveremos escolher quais variáveis deverão ser analisadas em função da variação de temperatura. Para isso selecione a aba Saída (Output), Figura  3 onde escolhemos a corrente no  diodo.


Figura 3 -  Janela de configuração  das variáveis, aba Saida (Output) com seleção da corrente no diodo

Em  seguida inicie a simulação (Run). Os resultados serão  mostrados de forma tabulada.


Figura 4 - Resultados da simulação da Varredura de temperatura para a corrente reversa para dois valores de temperatura

Exercicio Proposto: Para o amplificador emissor comum da Figura 5, obsereve o que acontece com a tensão na saida, portanto com o ganho quando a temperatura varia de 20 graus Celsius a 80 Graus Celsius. Inicialmente faça a analise com a chave fechada, nesse caso NÃO tem realimentação atraves de RE. Em seguida abra a chave e repita.

Figura 5 - Amplificador Emissor Comum para analise de temperatura





 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal