Curso CI 555
Aula 02: CI 555 como monooestavel
1 Operação Monoestavel
Como sabemos um monoestavel é um circuito que tem um estado estável e um estado instável, isto é, ligada a alimentação o circuito irá para o estado estável ai permanecendo até que uma ação externa o leve para outra situação na qual permanecerá por um tempo definido (Ti). Após o termino desse tempo o circuito voltará sozinho para o estado estável. Um circuito monoestavel muito conhecido é um temporizador ou timer muito utilizado no nosso dia a dia.
A Figura 1a mostra o circuito generico de um monoestavel e a Figura 1b mostra o mesmo circuito da Figura 1a com os dispositivos internos.
Funcionamento
Na Figura 1a, ligada a alimentação a saida vai para estado estavel, Vsaida=0. Pressionando a chave D (Disparo), momentaneamente, o monoestavel dispara, impondo Vsaida= Vcc. Apos um intervalo de tempo Ti= 1,1.R.C a saida volta novamente para zero.
Caso se deseje desligar a temporização antes do final, basta pressionar momentaneamente a chave R (Reset) que a saida voltará para zero.
( a ) ( b )
Figura 1 - CI 555 como monoestavel ( a ) circuito ( b ) circuito com diagrama de blocos interno
Operação
Inicialmente, com o capacitor descarregado, V
C = 0 = V
6, R =0 e como a chave esta aberta V
2 = Vcc e portanto S=0, o
que mantém o estado do FF. A única forma de se ter uma condição estável é se =1
desta forma C não consegue se carregar pois o transistor está saturado.
Ao pressionar CH, a tensão no pino 2 vai a zero, nestas condições é imposto S=1 e como R = 0 é imposto Q=1 (=0) cortando o TR e levando a saída a Vcc.