Todos os materiais tem um valor de resistividade, desta forma existe uma tabela de valores de resistividade. Os materias bons condutores de resistividade baixa enquanto os que tem resistividade alta são os isolantes.
Condutividade
Define-se condutividade (sigma) como sendo o inverso da resistividade, s, isto é:
2. Exercícios Resolvidos
2.1. Um condutor de alumínio tem 300 m de comprimento e 2 mm de diâmetro. Calcule a sua resistência elétrica.
R: São dados L=300 m, D=2 mm portanto o raio R=1 mm e a área da secção poderá ser calculada por:
O exercício pode ser resolvido de duas formas:
a) Considerando a resistividade expressa em (Ohms.m). Nesse caso o comprimento deve estar expresso em m, e a área da secção em m2, portanto entrando na expressão que dá a resistência resulta:
b) Considerando a resistividade expressa em (Ohms.mm2/m). Nesse caso o comprimento deve estar expresso em m, e a área da secção em mm2, portanto entrando na expressão que dá a resistência resulta:
2.2 Um fio de cobre tem 2 mm de diâmetro. Aplicando-se uma tensão de 10 V resulta uma corrente de 1 A. Qual o comprimento do fio ?
R: Observe que neste problema são dados o diâmetro, portanto a área da secção (S) pode ser calculada, a tensão (U) e corrente (I) logo a resistência (R) pode ser calculda, e da tabela 1 é obtido o valor da resistividade ().
Da tabela: r=1,7x10-8 = 1,7x10-2 .mm2/m
3 Variação da resistência com a temperatura
A resistência varia com a temperatura pois a resistividade varia com a temperatura. No caso dos metais, quando a temperatura varia de qi (temperatura inicial) para qf (temperatura final) a resistência do metal aumentará de Ri para Rf de acordo com a expressão:
Onde:
Rf é a resistência do condutor na temperatura qf (final)
Ri é a resistência do condutor na temperatura qi (inicial)