msm7modulo4aula005 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Multisim7
multiSIM  14  
Aula   05: Analise SPICE -  Varredura  de Parâmetros  (Parameters  Sweep) - Analise Transiente

1 Introdução
       Essa analise é usada para analisar o comportamento  do circuito quando um parâmetro variar, como por exemplo o beta de um  transistor, o valor de uma resistência ou de um capacitor, etc. O resultado  é o mesmo se forem feitas varias análises para diferentes valores  do parâmetro. Essa analise pode ser feita conjuntamente com outras analises  de três formas:
  • Na Análise Transiente;
  • Na Análise DC;
  • Na Análise AC..


2 Varredura de Parâmetros na Analise  Transiente

Exemplo 1: Por exemplo desejamos saber o que acontece  com a curva de carga de um capacitor, Figura 1,  quando o capacitor varia entre dois limites  (200mF e 500mF). Poderíamos ter feito duas analises, uma para cada valor,  ao invés disso faremos uma analise transiente com varredura de parâmetro  sendo que os dois resultados serão visualizados no mesmo gráfico.
Figura 1 - Circuito para analise transiente com varredura  de parâmetros


Para efetuar os ajustes  deveremos ir em  Simular  (Simulate) >> Analises e simulação (Analyses and simulation)

Escolha >> Varredura  de Parâmetros (Parameters  Sweep) aparecerá a janela de ajustes da Figura 2, nesta janela  deve-se  efetuar alguns ajustes.


Figura 2 - Janela de configuração  Varredura de Parâmetros (Parameters Sweep) com a aba Parâmetros  para Analise (Analysis Parameters) selecionada


Na janela de configuração da Figura  2 você  deverá escolher:

  • Parametro do Dispositivo (Devide Parameter): no caso foi escolhido C1 poderia ser R1 ou a fonte.
  • Em Parâmetros a serem Variados (Parameters      Sweep), que tipo de parâmetro será mudado (Parâmetro      de Modelo ou Parâmetro de Dispositivo);
  • Em Tipo de Variação (Sweep      Variation Type), qual o tipo de varredura (linear, década ou      oitava); escolha linear
  • Em Inicio (Start), Fim (Stop),       Número de pontos (# of points)  e Incremento (Increment),      os limites  e passo  incremento)  da varredura. No exemplo a simulação será feita para dois valores de capacitancia 200 mF  e 500 mF, portanto o passo é de  300 mF..
  • Clique em Editar Analise (Edit Analysis) para editar alguns parametros que ja foram explicados na  Analise Transiente, Figura 3..



Figura 3 - Editando os parametros da  janela  Sweep of Transiente Analysis
 
O passo seguinte é escolhe em que  nó (não esqueça portanto de habilitar ver os nós)  será feita a analise, no nosso caso nó 1 (tensão no capacitor). Portanto na  aba   Saída (Output ) transfira V(1) para a outra coluna clicando em Add.




Figura 4 - Varredura de Parâmetros na Analise Transiente  - Aba   Saída selecionada mostrando o nó  1 selecionado para analise

Inicie a simulação clicando em Run. Aparecerá um grafico com duas curvas de carga do capacitor para os dois valores estabelecidos, Figura 5.


Figura 5 -  Graficos resultantes da Varredura de Parâmetros na Analise Transiente

Exercicio proposto: No circuito, Amplificador Emissor Comum  com realimentação, obtenha as formas de onda na saida (carga) com a chave fechada, para dois valores de C1, 10n  e 1000 nF.

 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal