msm7modulo4aula005 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Multisim7
multiSIM  7  
Aula   05: Analise SPICE -  Varredura  de Parâmetros  (Parameters  Sweep) - Analise Transiente

       Essa analise é usada para analisar o comportamento  do circuito quando um parâmetro variar, como por exemplo o beta de um  transistor, o valor de uma resistência ou de um capacitor etc. O resultado  é o mesmo se forem feitas varias análises para diferentes valores  do parâmetro. Essa analise pode ser feita conjuntamente com outras analises  de três formas:
Na Análise Transiente;
Na Análise DC;
Na Análise AC..


Varredura de Parâmetros na Analise  Transiente

Exemplo: Por exemplo desejamos saber o que acontece  com a curva de carga de um capacitor, Figura 1,  quando o capacitor varia entre dois limites  (2F e 5F). Poderíamos ter feito duas analises, uma para cada valor,  ao invés disso faremos uma analise transiente com varredura de parâmetro  sendo que os dois resultados serão visualizados no mesmo gráfico.


Figura 1 - Circuito RC para analise transiente com varredura  de parâmetros


Para efetuar os ajustes  deveremos ir em  Simular  (Simulate) >> Analises (Analyses)  ou use o  ícone


Escolha >> Varredura  de Parâmetros (Parameters  Sweep) aparecerá a janela de ajustes da Figura 2, nesta janela  deveremos efetuar alguns ajustes.


Figura 2 - Janela de configuração  Varredura de Parâmetros (Parameters Sweep) com a aba Parâmetros  para Analise (Analysis Parameters) selecionada



Na janela de configuração da figura30 você  deverá escolher:

  • Em Parâmetros a serem Variados (Parameters      Sweep), que tipo de parâmetro será mudado (Parâmetro      de Modelo ou Parâmetro de Dispositivo);
  • Em Tipo de Variação (Sweep      Variation Type), qual o tipo de varredura (linear, década ou      oitava);
  • Em Inicio (Start), Fim (Stop),       Número de pontos (# of points)  e Incremento (Increment),      os limites  e passo  incremento)  da varredura.
 
O passo seguinte é escolhe em que  nó (não esqueça portanto de habilitar ver os nós)  será feita a analise, no nosso caso nó 2. Portanto selecione a  aba  Variáveis de Saída (Output variables)  e como já explicado em lições  anteriores selecione o nó para analise no caso o nó2 (tensão  no capacitor).



Figura 3 - Varredura de Parâmetros na Analise AC  - Aba  Variáveis de Saída selecionada mostrando o nó  2 selecionado para analise


Clique em Mais (More ) na Figura 2 a aba aumentará  de tamanho, Figura 4. Em Analise para ser Varrida (Analysis to  Sweep) selecione Analise Transiente (Transient Analysis).


Figura 4 -  Selecionando o tipo de  analise a ser varrida


Clique em Editar Analise (Edit analysis)  na Figura 4, aparecerá a janela para editar a analise escolhida (Analise  transiente)


Figura 5 - Janela Varredura de Parâmetros da Analise  Transiente - ajuste de limites de tempo e número de pontos


Na Figura 5  após efetuar  os ajustes clique em Aceitar (Accept) em  em seguida em Simular (Simulate). Aparecerão os gráficos  da Figura 6.

.
Figura 6 - Tensão no capacitor em função do tempo para  dois valores C=2F   e C=5F

Atenção!! O gráfico da Figura 6 já  está configurado. Ver Analise Grafica.


 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal