AulaMCP002 - eletronica24h

Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Educacional > Cursos > Microcap
      Indice de Aulas       Aula03
Curso MicroCap8
Aula 02: Construindo um Circuito -  Inserindo componentes

1. Construindo um Circuito
  A seguir é mostrado passo a passo como  construir um circuito e como exemplo é mostrado um  serie, o qual é bem conhecido.  Na Figura 1  é mostrado o circuito bem como as tensões nos nós e a corrente.

Figura 1 -  Circuito série para exemplo

Obs: Todos   os resistores estão em  Ohms e a bateria em Volts.

Observe que  existem  os seguintes componentes  no circuito: Uma  bateria, três resistores e o terra.

1.1. Adicionando componentes  na area  de trabalho
      Existem duas maneiras de adicionar um componente  na  área de trabalho:
1)  No menu principal,  Component >>   Analog  Primitives >> Passive Componentes >> Resistor , clicando em resistor, o cursor se transforma no resistor, em  seguida clicando na area de trabalho, o resistor será inserido na area  de trabalho.
    Obs: Para girar o componente, segure o botão esquerdo  do mouse e clique no botão direito. O resistor gira. Clique na area de  trabalho. O resistor será inserido. Aparecerá  uma janela  chamada de Resistor.  Nessa janela deve ser  especificado  o valor da resistencia em Value. Para que seja visivel selecione Show.

Obs: os valores são assim especificados:  
100 >>> 100 Ohms;  1000k>>> 100 kiloOhms; 100Meg >>>  100 Mega Ohms; 100M >>> 100 miliOhms. Atenção portanto!!!!!



Figura 2 -  Especificando  o valor da resistência


2) Ir   direto no ícone  do resistor, como na Figura 3,  dar um clique no mesmo   e em seguida  dar um clique na área  de trabalho posicionando   o resistor. Aparecerá a mesma janela  da Figura 2.

    
Figura 3 -  Adicionando um resistor  a partir do  seu ícone


3) Use o atalho, letra R do teclado. Experimente.
    Em outras palavras,  existem  alguns componentes que pode ser obtidos diretamente do ícone  do mesmo (terra,   resistor, capacitor, diodo, transistor, inversor,  bateria e  fonte de corrente (na verdade existe a possibilidade de você  pode adicionar componentes à essa lista).
Após ter  selecionado o componente,  posicione-o na área de trabalho. Para girá-lo, aperte o botão esquerdo do mouse e clique no botão  direito que o mesmo girará  90º, ou use os ícones da Figura 4, após selecionar o objeto (para selecionar arraste, formando  um retângulo, o cursor do mouse no objeto).


Figura 4 -  Ícones usados  para girar um objeto quando selecionado

Repita para os outros resistores.  Voce está com MicroCap aberto, certo?

Obs:   
a)   A colocação do  Label (R1,R2, etc) é feita pela ordem de colocação dos componentes  na área de trabalho. Não  podem existir dois componentes com o mesmo Label ele dará um alerta quando isso é feito. Experimente fazer isso, dois componentes com mesmo label.
b)   Caso queira  que o valor ou Label seja visível, selecione   Show   ao lado de Value.

        Insira a bateria, para isso clique no ícone  da  bateria e em seguida clique na área de trabalho no local onde será  inserida a bateria. Atribua o valor  de 100V para  ela.  A Figura 5 mostra a janela de atributos  para a bateria. Observe  que a sintaxe para tensão é usar a letra V. Por exemplo V1, Vg,  Ventrada, etc.
Observe que a outra alternativa seria ir em Component >>  Analog Primitives >> Waveform  Sources >> Battery  ou  tecla de atalho B.


Figura 5 -  Janela de atributos da Bateria


Na proxima aula voce aprenderá a ligar os componentes.
Aula01       Indice de Aulas       Aula03
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal