Curso MicroCap8
Aula 08: Varredura de Parâmetros - Analise Transiente
1.Varredura de Parâmetros - Analise Transiente
A varredura (stepping) de parâmetro é usada quando se quer saber o comportamento do circuito para varios valores de componentes ou parâmetros (por exemplo o beta de um transistor) que variam entre dois limites. Pode ser aplicada nas analises Transiente, AC e DC .
Começando com a analise transiente. Seja o circuito RC da Figura 1, um capacitor ligado em serie com uma resistencia e a uma bateria, ou seja carga do capacitor. Obs: os numeros que aparecem no circuito são os nós.
Figura 1 - Circuito RC - Carga do capacitor
Para efetuar uma analise transiente e ver graficamente a carga do capacitor, deve se impor condição iniciais igual a zero (IC=0) na janela de configuração do componente Capacitor, Figura 2.
Figura 2 - Janela de configuração do capacitor impondo condição inicial igual a zero (IC=0)
Como a constante de tempo (R.C) é 1ms, então um tempo de 10ms é suficiente para ver a carga completa do mesmo. A Figura 3 mostra a janela de configuração Transient Analysis Limits.
Figura 3 - Janela de configuração da analise transiente - limites
Apos clicar em Run será mostrado o grafico da Figura 4, carga do capacitor.
Figura 4 - Resultado da simulação, mostrando a carga do capacitor
Para determinar um valor de tensão para um dado valor de tempo ou viceversa, usar os cursores.
E se quisermos saber o que acontece se o valor do capacitor mudar? Por exemplo ver as formas de onda para dois valores de capacitância C=1mF e C=0,4mF. Então deve ser feita uma varredura de parâmetros. Para isso, na janela da Figura 3 selecionar Stepping, aparecerá a janela da Figura 5 (Stepping).
Figura 5 - Janela de configuração de varredura (Stepping) de parâmetros
Observe que, em Step What (variar o que) foi escolhido C1, com uma varredura começando em 0,4uF indo até 1uF com passo de 0,6 mF (portanto a analise será feita para dois valores somente). Caso se deseje variar o valor de R1, então em Step What escolha R1 e especifique os seus limites. A seguir na Figura 6 o resultado da simulação com varredura do valor de C1.
Figura 6 - Resultado da simulação com varredura de parâmetro do circuito da Figura 1
Experimente variar R1 de 1k a 5k, inves de C1