Curso Analise de Circuitos em Corrente Contínua
Aula 01: Corrente Elétrica-Tensão Elétrica
Referencias
Analise de Circuitos em Corrente Continua - Rômulo O. Albuquerque - Editora Érica
1. Introdução
Eletricidade é uma forma de energia muito útil e versátil pois pode ser gerada em um lugar e usada em outro. A energia elétrica que está fazendo o seu computador funcionar agora foi gerada a centenas de kilometros em uma hidrelétrica, mas poderia ter sido gerada a partir de uma bateria próxima ou de um painel solar colocado no telhado da sua casa.
O nome do dispositivo (Dínamo, alternador bateria, pilha, painel solar) que gera energia elétrica pode variar dependendo da forma de energia primaria que é convertida.
Não importa o tipo de gerador usado (eletromecânico, eletroquímico ou fotoelétrico), para que a energia chegue até o ponto de uso é necessário que ela flua através de um material chamado condutor. O condutor permite que os elétrons (que tem carga elétrica) se movimentem pelo seu interior quando uma tensão ou diferença de potencial (DDP) é aplicada entre os seus terminais. A tensão é obtida através de geradores de tensão (pilhas, baterias, etc). A esse movimento de cargas chamamos de corrente elétrica .
Observe as duas figuras a seguir. Nelas podemos identificar alguns elementos conhecidos por você. A figura 1 mostra uma bateria, uma lâmpada e um interruptor. A lâmpada está apagada.
A figura 2 mostra a mesma bateria e a mesma lâmpada, agora acesa. Por que a lâmpada está apagada? Por que a lâmpada está acesa? Esta primeira aula responderá a todas essas questões.
( a ) ( b ) Figura 1 - Exemplos de circuito elétrico ( a ) desligado ( b ) ligado Fonte: Imagem obtida do Crocodile Clips 3 Elementary
Se você leu com atenção todo o texto, usou todos os links, agora já sabe a resposta às questões anteriores.
Então resumindo tudo, podemos concluir:
A corrente elétrica, que é uma movimentação de cargas elétricas, só pode existir se tivermos um circuito. Um circuito deve ter no mínimo uma bateria para fornecer energia elétrica, e um receptor para consumir (transformar) essa energia elétrica.
Novamente, para um circuito ser funcional, deveremos ter no mínimo:
Um gerador de tensão (bateria, pilha, dínamo).
Condutores que permitam a passagem da corrente elétrica.
Um receptor elétrico, dispositivos que convertem a energia elétrica em outro tipo de energia que nos seja útil de alguma forma (lâmpadas, motores, chuveiros, etc).
Não passe em hipótese alguma para a aula 2 sem ter aprendido todos os itens da aula01, é fundamental para continuar. Se necessário leia tudo de nov.
A seguir um teste geral para confirmar se você pode ir adiante.
2. Testes
2.1 Faça a associação entre os elementos usados em uma instalação hidráulica e os elementos de uma instalação elétrica. Clique no numero da coluna "Eletricidade" que for o análogo da coluna "Hidráulica"